29 março 2012

Homenagem a querida conselheira Rosane Marchetti


A AGAPAN, parabeniza a nossa querida Conselheira Rosane Marchetti, grande ativista das causas ambientais e sociais pelo merecido prêmio.Medalha da Cidade de Porto Alegre


Texto do facebook da SEDA
A jornalista Rosane Marchetti foi indicada pela Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA) para receber a Medalha Cidade de Porto Alegre. O evento, que acontece no próximo dia 29 de março, às 20h, no Cais Mauá, talvez seja mais importante à SEDA do que à homenageada. Há muitos anos, Rosane é protetora dos animais, e, desde agosto de 2011, dedica-se, também, à própria vida e à vida de milhares de mulheres que enfrentam o câncer de mama.

“A notícia de um câncer rouba tudo da gente, principalmente, o sonho de que não somos para sempre. Todos os dias as pessoas me param nas ruas para me dar carinho e contar a história de alguém que conhece e sofre o mesmo problema. Me emociono sempre, porque é muito triste e difícil enfrentar um câncer. Eu me sinto prestigiada, porque descobri o tumor no seio esquerdo logo no início. Mas e aquelas mulheres que não sabem que tem a doença e, quando descobrem, enfrentam filas e o tempo para o tratamento? Eu entrei nesse batalha para defender algo a que as mulheres têm direito. Assim como eu, elas têm que trabalhar, cuidar de casa e de filhos, e não são mulheres de 40 anos, são mulheres com menos de 30 anos que, muitas vezes, têm que recorrer à Justiça para conseguir a medicação”, conta.

Os animais junto na batalha
Além do carinho da família, dos amigos e de pessoas que nunca ouviu falar, Rosane Marchetti conta com o apoio e o amor incondicional dos quatro gatos que tirou da rua e levou para casa. “Os animais fazem parte desse ‘pacote’ de apoio que tenho recebido, entendem tudo o que estou passando e sabem quando eu preciso, agora mais do que nunca, da companhia deles”, diz Rosane, acrescentando que nas temporadas fora de casa para cuidar da saúde, na volta, eles fingem que não a veem chegar porque estão tristes.

Ela já perdeu a conta de quantos cães, gatos e cavalos já socorreu, “mandou arrumar” e conseguiu um novo lar. Mais do que o carinho dos felinos, o que deixa a jornalista feliz e fortalecida é a mobilização em torno dos animais. “Já fiz várias matérias sobre animais e o que acontece em Porto Alegre é algo de Primeiro Mundo. Tenho visto ônibus estampando na parte traseira a campanha da SEDA contra o abandono, que diz o seguinte: "Dono Desaparecido". Eu tenho muito orgulho da cidade em que moro”.

Um comentário:

Angel Rojas Filho disse...

Parabéns Rosane pela homenagem que é mais que merecida. Teu trabalho sempre me emocionou.
Quanto ao CA de mama, to sabendo apenas agora. Mas rogo a Deus, profundamente, que passes logo por isso. Isso vem acompanhado de um aprendizado... tenho certeza que estas atenta a isso. Um beijo no teu coração e a minha torcida ininterrupta pela tua "cura"