01 dezembro 2011

6/Dezembro: Terça Ecológica debate as perspectivas do movimento ambiental para a Rio + 20

Evento ocorre na próxima terça-feira (6/12) na FABICO/UFRGS

Sustentabilidade será o tema predominante no ano de 2012. Tudo em função do evento que ocorre no Rio de Janeiro, na segunda quinzena de junho, marcando os 20 anos da Rio 92. O Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ/RS), a EcoAgência e o programa de rádio
Sintonia da Terra já estão dando a largada para essa grande cobertura.No próximo dia 6 de dezembro realizam, no auditório 2 da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS (Fabico), mais uma edição da Terça Ecológica, com o tema "Perspectivas do Movimento Ambiental para a Rio + 20". Para debater este assunto, os convidados são o biólogo e presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), Francisco Milanez e o engenheiro agrônomo Sebastião Pinheiro.

A Rio + 20 tem o objetivo de avaliar os avanços conquistados nas duas últimas décadas e buscar alternativas para as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais compromissos assumidos, além de abordar os novos desafios. A expectativa é que mais
de uma centena de chefes de Estado e dezenas de milhares de representantes da sociedade civil, além de empresários, participem do evento, que tem como principal meta firmar compromissos políticos em torno da chamada economia verde e no combate à pobreza e à miséria. Vai ser a segunda vez que o Rio de Janeiro sedia o encontro mundial para debater o assunto. A primeira foi durante a Rio 92.

Quem são os palestrantes

O presidente da Agapan, Francisco Milanez é professor, biólogo e arquiteto pós graduado em análise de impacto e ecologia. Ex-presidente da ECOFUND - Fundação para o Desenvolvimento Ecologicamente Sustentado. Possui uma vasta experiência em educação ambiental, administração de recursos naturais, planejamento urbano, oficinas de sensibilização e cursos para a comunidade escolar.

Sebastião Pinheiro é engenheiro agrônomo e florestal há 33 anos,formado pela Universidade Nacional de La Plata, em Buenos Aires (Argentina). Integra o Núcleo de Economia Alternativa da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS e é autor de dezenas de livros tratando, entre outros assuntos de agrotóxicos e transgênicos.

A Terça Ecológica, promovida pelo Núcleo de Ecojornalistas do RS há mais de 17 anos, é mensal e gratuita e reúne jornalistas, comunicadores, estudantes, ONGs e demais movimentos sociais e ambientais, sempre com debate de temas atuais.


Serviço:

Terça Ecológica: Perspectivas do Movimento Ambiental para a Rio + 20
Data: 06 de dezembro de 2011
Hora: 19h
Local: Auditório 2 da Faculdade de Biblioteconomia da UFRGS (Fabico)
Av. Ramiro Barcelos, 2705 – Bairro Santana – Porto Alegre/RS
Promoção: Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ/RS)
EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais
Programa de rádio Sintonia da Terra
FABICO/UFRGS.


Agapan Comunicação

Um comentário:

Paulo Renato disse...

Texto que postei nas listas do Ingá e Mogdema um dia após o evento:

Brevíssimo relato sobre a Terça Ecológica

Cezimbra pediu o relatório do belo encontro ocorrido ontem à noite na Fabico, mas olho a dúzia de folhas garranchadas e adio o projeto. Lembro ao menos que foi um momento riquíssimo, especial, intenso, que nos chacoalhou. Brilharam não só Milanez e Pinheiro, mas também Celso Marques – que deu quase outra palestra – Eduardo Cezimbra, Conceição, Xandi, Celso Waldemar e vários outros. Farejando por ali uma equipe da Globo, preparando matéria de Cidades e Soluções, do André Trigueiro, reconhecendo o mérito do Nej – Núcleo de Ecojornalistas, que há 17 anos organiza a Terça Ecológica.