03 outubro 2011

Mini-curso discute enfrentamento à crise climática e ecológica



O InGá – Estudos Ambientais, está promovendo o mini-curso “Como enfrentar a crise climática e ecológica”?

A capacitação possui uma carga horária de 30h que serão ministradas por Celso Copstein Waldemar e Paulo Brack, entre os dias 4 de outubro e 29 de novembro, todas às terças-feiras das 19h às 22h, na sede do InGá ( Fernando Machado, 464, Centro, Porto Alegre).

Segundo o coordenador geral da ONG, Vicente Medaglia, a oportunidade contribui para conscientização da crise climática, visando uma mobilização dos atores sociais para enfrentá-la. Também proporciona um ambiente crítico de discussão política, longe da abordagem mercadológica que impera nos cursos de mudanças climáticas, normalmente focadas em vendas de créditos de carbono. Para a ONG, aliás, as soluções do mercado para a crise climática são falsas soluções.

O curso será composto de seis módulos: o primeiro vai ser aberto ao público com a apresentação e comentário do filme “Home - Nosso planeta, Nossa casa”. No segundo módulo, vai ser abordado o diagnóstico científico sobre as mudanças climáticas, após será discutido o contexto político da crise climática e ecológica. O quarto módulo vai tratar sobre as soluções tecnológicas para a crise, seguido de uma discussão sobre as soluções políticas. No sexto e último módulo, vai ser elaborado um trabalho em grupo com a proposta de se criar um projeto interdisciplinar para enfrentar e apontar soluções para a crise climática.

“É necessário pensar globalmente e agir localmente”, aí está a importância do curso, enfatiza o coordenador. “Além disso, em nosso estado, parece que a consciência sobre a crise climática não chegou, a frente de fomento ao carvão e aumento de carros exemplificam essa realidade”, avalia Medaglia.

Investimento

R$ 150,00 profissionais, público em geral
R$ 100,00 estudantes e/ou membros do Ingá,

Maiores informações: 84179391

Ministrantes

Celso Copstein Waldemar

Eng. Agrônomo, Mestre em Ecologia Vegetal pela UFRGS.

Técnico da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, trabalha atualmente no Centro de Referência em Energias Renováveis e Eficiência Energética bem como no Centro de Informação e Educação Ambiental da SMAM. É ex-vice presidente (2009-2011) da AGAPAN (Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural).

Paulo Brack

Biólogo, Mestre em Botânica (UFRGS) e Doutor em Ecologia (UFSCar). Professor da UFRGS, membro fundador do InGá, ex membro do COMAM, CONSEMA, CTNBio e atualmente um dos representantes da Região Sul no CONAMA.

Nenhum comentário: