13 setembro 2011

Pedalada reúne mais de 150 pessoas no domingo








Mais de 150 pessoas participaram da Pedalada pela Paz, que aconteceu no último domingo, em Porto Alegre, e que homenageou os 40 Anos da Agapan (Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural), completados em 27 de abril. “Estamos promovendo atividades durante todo o ano e esse passeio ciclístico muito nos honra e fortalece”, afirmou Francisco Milanez, presidente da Agapan, que percorreu de bicicleta da Usina do Gasômetro até o Jardim Botânico, onde foi realizada a 8ª edição do JardinAção. Durante o percurso, que passou pela Redenção e o Parcão, várias pessoas se juntaram à Pedalada, inclusive crianças.

Para Milanez, “a proposta do passeio ciclístico vai além das energias renováveis ou alternativas. Pedalar gera energia para o corpo, é uma forma saudável de transporte e de relacionamento com o mundo”. Já a presidenta da Câmara de Vereadores, Sofia Cavedon (PT), que também participou da Pedalada, destacou a importância da cidade oferecer ciclovias. “Precisamos incentivar esse meio transporte, que não polui e que favorece nossa saúde”, disse.

A Pedalada encerrou no Jardim Botânico, onde acontecia a JardinAção VIII, reunindo atividades vivenciais, palestras, atendimento na área da saúde, oficinas e apresentações musicais, prestigiadas por centenas de pessoas.

Marcelo Sgarbossa, do movimento Massa Crítica, que incentiva a bicicleta como meio de transporte democrático e sustentável, e que promove passeios ciclísticos toda a última sexta-feira de cada mês, com saída às 18h30, do Largo Zumbi dos Palmares, anuncia novas atividades. No próximo domingo, dia 18, tem Brique da Bike, a partir das 14h, na Cidade da Bicicleta, no bairro Menino Deus. No dia 22, Dia Mundial Sem Carro, a saída do passeio é às 18h, do Largo Zumbi dos Palmares. Dia 25 é a vez do Via Vida. Mais informações pelo http://vadebici.wordpress.com/

Um comentário:

Vera Figueiredo disse...

Saliento que Marcelo Sgarbossa foi organizador da Pedalada junto com a Agapan, ele é atualmente Presidente do Laboratório de Políticas Públicas e Sociais- LAPPUS e através do grupo Cicloativos vem atuando na área da sustentabilidade ambiental e promovendo passeios ciclisticos para mostrar à sociedade esse transporte que muito nos beneficia. Grande Abraço e Parabéns à Agapan. Saudações em nome do LAPPUS