22 julho 2011

23/07 Feira Ecológica: Festa de Inverno destaca frutas cítricas

Cítricos


Dando um colorido especial ao inverno, laranjas, bergamotas e limões apresentam como principal nutriente a vitamina C. "Em uma época em que as baixas temperaturas reduzem o apetite por saladas verdes, a natureza nos oferece as frutas cítricas para manter nosso corpo bem nutrido" comenta a nutricionista Herta Karp Wiener.


Proteger a parede das veias e artérias, evitando os AVCs, está entre as propriedades da vitamina C destacadas pela nutricionista. "Ela também é anti-oxidante, fortalece o sistema imunológico, combate radicais livres, auxilia na absorção do cálcio e nos movimentos peristálticos, assim diminui a prisão de ventre".


Herta recomenda que as frutas sejam ingeridas entre as refeições, evitando consumi-las juntamente com os cereais devido à sua acidez que dificulta a absorção do amido. O hábito de misturá-la com a feijoada deve-se ao fato da mesma acidez auxiliar na digestão de carnes.


A nutricionista irá falar sobre as propriedades dos cítricos em quatro momentos às 9h30min, 10h30min, 11h30min e 12h30min na Banca do Meio. Nos intervalos, ela promove a degustação de geléia de bergamota, uma iguaria muito fácil de fazer, e fica à disposição dos interessados para responder dúvidas e prestar maiores esclarecimentos sobre alimentação e saúde.


Produção orgânica


No inverno, muitas bancas trazem à feira laranjas, limões e bergamotas como um excedente da produção caseira. A maior quantidade e variedade dessas frutas provém das duas bancas de cítricos, a Hortinatur e a dos Companheiros da Natureza, que mantém a feira abastecida até o final da primavera graças às variedades tardias.


"O tempo favorável fez com que colheita deste ano superasse as expectativas" revela Irineu César Scheuer. O produtor familiar possui 40 hectares com cítricos no município de Novo Hamburgo e está neste ramo desde 1991. Duas variedades de cor forte e sabor característicos que foram difundidas pela colonização alemã, a bergamota tangerina e a laranja tangerina, são exclusivas da sua banca.


Bergamotas caí, pareci e montenegrina, laranjas de suco, do céu, de umbigo, limões, limas e laranjinhas da Índia compõem a produção dos Companheiros da Natureza. Criado em 2002, o grupo reúne dez famílias produzindo cítricos em 200 hectares na região de Montenegro, com característica geográficas que favorecem esse tipo de cultivo.


"A produção dos cítricos a partir do manejo orgânico tem sido muito satisfatória" comenta Eduardo Schroder. "Nos pomares, a presença das flores e ditas ervas daninhas trazem os ácaros responsáveis pelo controle natural dos fungos que poderiam afetar as frutas". Com o meio ambiente equilibrado pela biodiversidade cresce a qualidade da produção.


Sucos e geléias


Integrantes do grupo Companheiros da Natureza, o produtor Willian Rada da Rocha e sua esposa Maria Helena da Rocha além do pomar possuem uma agroindústria. A Novo Cítrus têm uma banca especial na FAE oferendo sucos e geléias.


"A ausência de estiagem e de granizo manteve as frutas no pomar e também auxiliou na qualidade do brix" afirma Maria Helena. O brix releva a quantidade de açúcar das frutas e, juntamente com o nível de acidez, é fundamental para a produção de sucos naturais, que não recebem complementos ou aditivos.


Enquanto que um brix de bom nível garante o sabor do suco, a acidez é responsável pela conservação do produto, que tem validade de 18 meses. "As frutas com ph maior do que quatro e de baixo brix são impróprias para o suco, sendo assim destinadas às geléias" explica a produtora.


Um ingrediente das geléias orgânicas é a pectina feita na própria empresa a partir das laranjas de casca mais grossa, rejeitadas pela máquina extratora de suco. "Nossa ideia inicial era termos apenas produtos sem açúcar. Pela demanda do mercado, passamos a produzir pectina, pois esta somada ao açúcar e à acidez permite geleificar o doce de fruta."


Redução de plásticos


"Menos de dez por cento das sacolas de plástico são recicladas. A maioria vai parar nos lixões, aterros e oceanos, prejudicando a vida marinha" afirma César Petzhold, vice-diretor do Instituto de química da UFRGS. Ele recomenda que se utilize a menor quantidade possível de sacolas plásticas, inclusive na hora de dispor o lixo doméstico.


Petzhold esteve na FAE para falar sobre os plásticos integrando a campanha Menos plástico mais saúde iniciada em 2006. Como uma ação desta campanha, a FAE convida os seus frequentadores a trazerem suas sacolas para a feira e canecas para beber suco de cítricos. A redução do uso de plásticos permite participar do sorteio de cestos e receber descontos.


No dia da Festa de Inverno, os consumidores que tiverem sua caneca pagam menos pelo copo de suco vendido na Banca dos Companheiros da Natureza. O suco feito na hora sai ao gosto do freguês: pode ser menos ácido se for feito com laranja do céu, mais adocicado se for de bergamota e mais encorpado quando extraído das laranjas. Quem dispensar o copo plástico paga apenas R$1,50 pelo suco de 300ml.


Trazer sacolas de casa ou adquiri-las na Banca das Sacolas, dispensando as plásticas fornecidas pela banca, habilita o consumidor a receber um cupom para concorrer a cestos de produtos orgânicos. O sorteio acontece às 12h30min e o prêmio é entregue no sábado seguinte entre 9h e 11h, na Banca do Meio.


A Feira dos Agricultores Ecologistas acontece na primeira quadra da avenida José Bonifácio, em Porto Alegre, aos sábados das 7 às 13h.


Texto e informações: jornalista Cláudia Dreier

Nenhum comentário: