27 junho 2011

Grupo de trabalho entre Prefeitura e Agapan garante projeto da nova Sede



Parceria foi consolidada em reunião na manhã desta segunda-feira, 27.
A Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) e a Prefeitura de Porto Alegre fortaleceram parceria para a reconstrução da Sede da entidade, destruída no dia 6 deste mês. O compromisso de apoio da Prefeitura foi reforçado em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, dia 27, entre o prefeito José Fortunati e representantes da Agapan.
Com a coordenação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o grupo de trabalho vai envolver as secretarias de Indústria, Comércio e Serviços (Smic) e de Obras e Viação (Smov), além do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e de técnicos da Agapan. O desenvolvimento do projeto e a busca de parcerias para a reconstrução da Sede serão acompanhados pelo conselheiro da Agapan, Francisco Milanez.
RECONHECIMENTO CONSAGRADO
De acordo com o prefeito José Fortunati, “disponibilizar os serviços técnicos das secretarias e mobilizar a iniciativa privada vão garantir meios de construir uma sede para a entidade em outro patamar, com condições de expor o potencial técnico e de conhecimento gerado nesses 40 anos de atuação”, disse. Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Fernando Zácchia, “desenvolveremos um projeto com sustentabilidade”.
O presidente da Agapan, Eduardo Finardi Rodrigues, destaca que a entidade já vinha discutindo um anteprojeto para a sede, que reúne critérios sustentáveis de construção e que permite reforçar a visibilidade da atuação da primeira entidade ambiental do Brasil. “Estamos aqui para fortalecer uma parceria e consolidar essa iniciativa”, disse.
A partir desse projeto de reconstrução da Sede, a Agapan pretende disponibilizar à população todo seu acervo histórico, de 40 anos de lutas 100% voluntárias e conquistas ambientais. “Começamos em 1971”, lembra o conselheiro da Agapan, Francisco Milanez, ao destacar que a visibilidade da entidade iniciou com a luta contra a poda de árvores em Porto Alegre, “que teria outra estética, não fosse a nossa defesa”. A criação das primeiras secretarias municipal e estadual de meio ambiente também foram lembradas como bandeiras defendidas pela Agapan.
Além do prefeito Fortunati, participaram da reunião o secretário da Smam, Luiz Fernando Zácchia, o coordenador do Procon na Smic, Omar Ferri Jr, e o diretor do DMLU, Mário Monckes. Da Agapan participaram o presidente Eduardo Finardi Rodrigues, os conselheiros Francisco Milanez e Sandra Ribeiro e a assessora de Imprensa, Adriane Bertoglio Rodrigues.
A Sede da Agapan foi destruída no último dia 6 de junho, um dia após o Dia Mundial do Meio Ambiente e em meio às atividades de comemoração dos 40 anos da entidade, completados em 27 de abril. “Sabemos que não houve intenção da Prefeitura, apesar na falha verificada no sistema de concessão de alvarás”, lamenta Eduardo Finardi Rodrigues, ao salientar que a Agapan possui termo de permissão de uso por tempo indeterminado, da área localizada na esquina da avenidas Aureliano de Figueiredo Pinto com a Praia de Belas. O documento à Agapan foi registrado em 13 de julho de 2004.
A destruição da Sede da Agapan resultou em abertura de sindicância na Prefeitura e de inquérito criminal policial junto à Delegacia Estadual de Meio Ambiente, que ainda estão tramitando.
Informações:
Assessoria de Imprensa da Agapan
Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues

Um comentário:

http://ForumVital.blogspot.com disse...

PARABÉNS A DIREÇÃO DA AGAPAN RUMO A RECONSTRUÇÃO DE SUA SÉDE PRÓPRIA!

* OBS.vou continuar aguardando o desenrolar do processo policial impetrado pela AGAPAN sobre os esclarescimentos
de: como e quem autorizou a DESTRUIÇÃO DA SÉDE DA AGAPAN.

Eduino de Mattos.