31 outubro 2010

Conselheira da Agapan, Sandra Ribeiro, é premiada por sua atuação ambiental




Solidariedade, luta e doação. Esse é o dia a dia de Sandra Jussara Mendes Ribeiro. Ativa guerreira, por sua atuação na área de Educação e Comunitária, recebeu no dia 23 de outubro o Troféu Amabélia Teixeira da Silva, concedido pelo Clube do Professor Gaúcho. O prêmio foi entregue durante a Jornada Cultural do Professor, um tradicional evento do Clube.

Durante todos seus anos de professora, Sandra manteve sua atuação voltada especialmente para a área ambiental. Cursou Ciências Físicas e Biológicas e Zoologia na Puc/RS, mas foi como professora da Escola Estadual Odila Gay da Fonseca, em Ipanema, bairro de Porto Alegre, que passou a difundir o caráter interdisciplinar da questão ecológica. “Reativei o laboratório da Escola, o que me deixa muito orgulhosa”, ressalta Sandra, ao lembrar sua passagem por Brasília e Manaus, onde ministrou aulas no Projeto dos Pequenos Guias, da Coordenação de Educação Ambiental do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Na Universidade do Amazonas, Sandra cursou Pós-graduação em Educação Ambiental.

CARÁTER COMUNITÁRIO

Depois de aposentada, Sandra retorna a Porto Alegre e volta-se fortemente para a defesa das questões sociais e ambientais da comunidade de Ipanema e da própria cidade. Foi vice-presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), ONG onde hoje é membro do Conselho Superior.

Conselheira da Associação de Moradores do Bairro Ipanema (Ambi), representou a Associação no Fórum de Entidades da Câmara Municipal de Vereadores, durante a revisão do Plano Diretor de Porto Alegre. Sandra é delegada do Fórum de Planejamento da Região 6 e, além de fundadora, atualmente coordena o Conselho de Sócios da Rádio Ipanema Comunitária FM. Nos últimos anos, destaque também para sua constante atuação no Movimento em Defesa da Orla do Guaíba e no Comitê Multidisciplinar de Planejamento Urbanístico da Orla do Guaíba.

A homenagem recebida por Sandra Ribeiro é o reconhecimento do Clube do Professor Gaúcho aos professores, por formação ou atuação, que integram suas atividades sociais, culturais ou esportivas, bem como àqueles que prestam reconhecidas ações ao longo de sua trajetória pessoal e profissional para valorização da categoria de educadores no Rio Grande do Sul. “Este é o merecimento de Sandra, que muito nos incentiva a lutar pela melhor qualidade de vida de todos os cidadões, especialmente de Porto Alegre, onde vivemos”, cita Edi Fonseca, também professora e ex-presidente da Agapan.


Foto: Edi Fonseca
Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues

Um comentário:

Anônimo disse...

Isto Sandra, Dá de relho. Parabens.
Abrs.
Alfredo