26 julho 2008

Entidades enviam manifesto a senadores contra mineração no Guaíba




Com a liberação pela Fepam da mineração no Lago Guaíba, a Agapan e outras quatro entidades enviaram manifestação de repúdio aos senadores gaúchos Paulo Paim, Pedro Simon e Sérgio Zambiasi. Os ambientalistas classificam a permissão “criminosa e desumana”. Para a presidente da Agapan, Edi Fonseca, a liberação viola o Código Estadual do Meio Ambiente, “sem necessidade, pois no RS mais de 90% da areia estão em áreas de menor impacto ambiental, e não em rios e lagos”, lamenta.

De acordo com o Código, o art. 212 define que “a atividade de mineração não poderá ser desenvolvida nos acidentes topográficos de valor ambiental, paisagístico, histórico, cultural, estético e turístico, assim definidos pelos órgãos competentes”.

O documento enviado aos senadores critica a atuação da Fepam. “Enquanto o mundo se preocupa com o abastecimento de água e com a proteção de suas reservas naturais no Sul do Brasil, para constrangimento dos gaúchos, a Fepam, um órgão atualmente desestruturado e desacreditado, através de seus diretores, desafia essa realidade. O Guaíba é de um valor inestimável para a população de Porto Alegre. Paradoxalmente, enquanto a Prefeitura da capital investe somas astronômicas para a sua recuperação, o órgão estadual que mais deveria zelar pelo Lago, o entrega a uma das atividades mais poluidoras e sem controle existente”, expressa o texto.

As entidades sugerem aos senadores que interfiram junto ao ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e à governadora Yeda Crusius para que determinem à Fepam o cumprimento da lei, decretando o Lago Guaíba como Área de Preservação Permanente. Além da Agapan, assinam o manifesto o Centro Comunitário de Desenvolvimento da Tristeza, Pedra Redonda e Vilas Conceição e Assunção; a ONG Mar de Dentro; O Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (Ingá); e a Associação de Moradores do Sétimo Céu.



Assessoria de Imprensa da Agapan/RS
Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues
aagues@via-rs.net

25 julho 2008

Agapan: A Vida sempre em Primeiro Lugar!


A Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural – AGAPAN - é uma associação civil de defesa da ecologia e do desenvolvimento sustentável. Foi fundada a 27 de abril de 1971, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, tendo sua atuação voltada para problemas ambientais locais, regionais, nacionais e planetário. O grupo fundador era composto por admiradores de Henrique L. Roessler (1896-1963), ambientalista e um dos pioneiros mundiais do movimento ecológico. O engenheiro agrônomo e Prêmio Nobel Alternativo (Right Livelihood Award) José Antônio Lutzenberger (1926-2002) era o líder e foi eleito presidente. Seu conhecimento científico e cultural, seu despreendimento, dedicação e sua enorme capacidade de argumentação levaram a AGAPAN a um reconhecimento internacional.

A atuação da AGAPAN é totalmente baseada no trabalho voluntário de sua Diretoria, dos Conselhos Superior, Fiscal e Associados. A sustentação financeira é proveniente de doações particulares e das anuidades dos seus associados. É extremamente criteriosa e seletiva quanto ao recebimento de patrocínios e verbas, não aceitando contribuições de organizações envolvidas com corrupção ou atividades geradoras de degradação ambiental. Suas riquezas são o respeito público, o reconhecimento nacional e internacional, a dedicação e a qualificação científica e ética, nas lutas pela Vida e pela sustentabilidade ecológica do planeta.Seu grande e maior patrimônio é moral.

 Por:  Renato Souza
Associado Agapan

16 julho 2008

Um galpão muito simpático "brota" na avenida de Porto Alegre



No terreno onde será a nova sede da Agapan, já está sendo construído um galpão em madeira certificada, no estilo de uma querência típica gaúcha.

"Esse Galpão é o marco inicial que deve alavancar a proposta efetiva de construção, que será em arquitetura sustentável" diz Edi Fonseca, presidenta da Agapan.


O objetivo da construção da sede da Agapan é que este local concentre um centro de referência para os debates, encontros e discussões da temática ambiental. Até hoje, a Agapan vem atuando sem sua sede própria, utilizando espaços emprestados e algumas vezes pequenos, o que impede a realização de palestras ao público.


O galpão da Agapan é provisório, foi construído há poucos meses, com materiais doados por pessoas da comunidade, mas ainda faltam materiais para os acabamentos.

Mesmo sendo provisório, o galpão não deixa a desejar nas técnicas sustentáveis empregadas. Conta com um telhado sustentável que tem chamado atenção do público que caminha pelo local nos finais-de-semana. Os vizinhos comemoram animados com a recuperação do terreno, que estava abandonado há muitos anos.

O telhado do galpão possui plantas e gramíneas, é verde e vivo, alterando a visão do local. Cria um aspecto acolhedor, pois suas gramíneas caem sobre a frente do galpão, na avenida de concreto já repleta de árvores, nas esquinas da Av Aureliano Pinto de Figueiredo com Av Praia de Belas.

No local também será construída uma composteira, que servirá de demonstração. "Estamos na fase dos acabamentos e início da jardinagem com plantas da flora local", diz José Guilherme Fuentefria, um dos arquitetos do projeto. Para quem quiser doar algum valor à construção da sede, todo valor é bem-vindo.

Deposite a quantia desejada no Banrisul:

Banco 041
Agência 0100
Conta 06.006132-0.6

A natureza agradece! Agapan A vida em primeiro lugar!

Assessoria de Comunicação da Agapan

08 julho 2008

Projeto Sede Própria Agapan


Colocar em prática os princípios de sustentabilidade ambiental, associada à funcionalidade mais adequada às peculiaridades de seu atendimento.

Com esse propósito está sendo concebido o novo prédio-sede. O objetivo para a nova Sede é transformá-la no melhor ponto de referência da Instituição. O prédio está sendo construído na esquina
das avenidas Praia de Belas e Aureliano de Figueiredo Pinto.

O projeto arquitetônico da obra é coordenado pelo arquiteto José Guilherme Fuentefria. A proposta é garantir a disposição do espaço físico com a utilização de materiais e técnicas alternativas de baixo impacto ao ambiente, permitindo a maximização do condicionamento natural interno, ou seja, visando a máxima economia no uso de energia. "Nesse mesmo sentido", explica Fuentefria, "o projeto prevê a integração da obra com a vegetação e harmonização com a paisagem urbana locais". Para ele, "a qualificação ambiental desse espaço será complementada com a inclusão de vegetais, que respeitem um projeto paisagístico adequado aos mesmos princípios adotados à edificação".

SEJA SÓCIO DA AGAPAN!! Envei um mail com seus dados para: agapan@agapan.org.br

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL PARA TODOS!!

COLABORE COM A AGAPAN:

Deposite a quantia desejada no Banrisul:

Banco 041
Agência 0100
Conta 06.006132-0.6

A NATUREZA E O FUTURO DO PLANETA AGRADECEM!

Agapan retorna ao Ar!!!



Agapan na Internet!!


Aqui retornamos ao nosso contato via Internet.

Nosso site está fora do ar (http://www.agapan.org.br/) devido a um ataque de hackers, impedindo nosso trabalho de divulgação e ferindo o direito de livre expressão. Mas, não desistimos, e assim prosseguiremos por este blog até que nosso Web site novo seja construído.

Abraços verdes,

Edi Fonseca
Presidenta da Agapan
agapan@agapan.org.br