16 agosto 2008
Agapan no Gasômetro! É neste domingo, 17, a partir das 15h
A atual ameaça de privatização da Orla do Guaíba vai mobilizar ambientalistas e simpatizantes para comemorar os 20 anos da subida e da ocupação do topo da Chaminé da Usina do Gasômetro em Porto Alegre. A partir das 15h deste domingo, a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) homenageia os quatro corajosos que subiram a chaminé, Gert Schinke, Gerson Buss, Sidnei Zomer e Guilherme Dornelles.
Para a presidente da Agapan, Edi Fonseca, os 70 quilômetros de orla devem ser preservados como espaço público, voltado para a cultura e o lazer. “É inadmissível que o governo não respeite as leis”, exclama, ao convidar a população para um abraço simbólico ao Guaíba.
Além das homenagens, performance do artista e músico Zé Tambor, o Zé da Terrera. A Agapan vai lançar uma Campanha de Assinaturas, em parceria com os Movimentos Porto Alegre Vive, Viva Gasômetro e Rio Guahyba e a ONG Solidariedade, pela preservação da orla.
Para Guilherme Dornelles, momentos como esse alertam a população sobre o que os governos estão fazendo e sobre as conseqüências dessas decisões políticas. “Falta informação sobre os reflexos que a ocupação de morros e da orla vão nos causar”, diz. Gerson Buss Reforça a importância dos cidadãos fiscalizarem as ações e atitudes dos governos.
Como prova de que a informação mobiliza as pessoas, Sidnei Zomer lembra o engarrafamento de carros em torno da Usina do Gasômetro, atraídos pelas veiculações ao vivo das rádios locais, que narravam o conflito que se estendeu com a polícia, o abraço simbólico ao Guaíba e a ida da população até a Câmara de Vereadores, pressionando a não aprovação do projeto Praia do Guaíba. Para Gert Schinke, “todo esse encadeamento político foi uma das mais bem sucedidas estratégias políticas do movimento ecológico no meio urbano no Brasil”.
A comemoração da Agapan segue à noite, às 20h, com veiculação, pela TVCom, do documentário "Tomada da Chaminé", através do Programa Documento TVCom, produzido e editado por Leonardo Caldas Vargas e apresentado por Simone Lazzari, com reprise à meia-noite. Haverá entrevistas e exibição de fotos e cenas de vídeos da época.
Informações
Assessoria de Imprensa da Agapan/RS
Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário