24 novembro 2014

Lama Padma Samten palestra no último Agapan Debate do ano

Presença ilustres na mesa de abertura do Agapan Debate.

O tema central do último Agapan Debate de 2014, realizado no dia 11 de novembro, em Porto Alegre (RS), foi "Reflexões sobre meio ambiente e espiritualidade". O palestrante foi o lama budista Padma Samten (Alfredo Aveline).

Samten (ao centro, na foto) é um dos mais antigos militantes da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan). Atualmente, integra o Conselho Superior da entidade. Em seu histórico junto à Agapan, na condição de físico e de professor da UFRGS, consta a intensa atuação junto a José Lutzenberger no questionamento da energia nuclear e no caso do acidente nuclear de Goiânia (1987).

Seu primeiro contato com o budismo se deu através de Celso Marques, ex-presidente e atual conselheiro da Agapan. Marques, também monge budista da tradição Sotô Zen, atuou como apresentador e coordenador do evento. 


Confira aqui o vídeo do Agapan Debate gravado pela equipe de apoio do lama e cedido gentilmente para a Agapan.

18 novembro 2014

Não ao Projeto de Lei 154/2014

Abaixo, mensagem enviada aos deputados gaúchos a respeito do PL154/2014, que libera a localização de locais de comercialização e estocagem de agrotóxicos.
A Agapan é completamente contraria ao teor do projeto que será apresentado na próxima terça-feira (18/11/14) na Assembleia Legislativa do RS.

Senhores Deputados

A Associação Gaucha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) esta profundamente preocupada com o projeto PL 154/2014, de autoria do deputado Marlon Santos, que trata sobre o armazenamento de agrotóxicos e tem parecer favorável do deputado relator.

Permitir este armazenamento entre residências ou em lugar populoso é um risco muito grande. Emanações gasosas e volatilização, situações de incêndios e outros acidentes de manipulação devem ter seu risco diminuídos ao máximo. O comércio em áreas populosas é irregular. Regularizar por lei o errado é confessar a inabilidade de fiscalizar as normas de segurança. Um erro não justifica o outro. A ignorância da população em geral e dos próprios comerciantes sobre os riscos, não são argumentos certos para validar o mal-feito.

Os pareceres da Fepam e os clamores de entidades ambientais não devem ser ignorados, sob pena de se ter que ajuizar em conjunto com Ministério Público, o qual já se manifestou contrario ao teor do projeto.

Senhores deputados, é sua responsabilidade política, dever ético e moral (tão combalidos junto ao povo), rejeitar o parecer do relator e o PL154/2014.

Saudações cidadãs

Dr. Alfredo Gui Ferreira
Presidente da Agapan

03 novembro 2014

Meio ambiente e espiritualidade são temas do Agapan Debate

Lama Padma Samten é associado e conselheiro da Agapan



O mestre budista Lama Padma Samten, conselheiro da Agapan e membro da entidade desde a década 1970, será o palestrante do último Agapan Debate de 2014.

Samten apresentará a palestra "Reflexões sobre meio ambiente e espiritualidade" no dia 11 de novembro, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do RS (Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS).


Participe!


O Plenarinho tem capacidade de 150 lugares.
Para saber mais sobre o palestrante, acesse o site do Centro de Estudos Budistas Bodisatva.