25 março 2014

Pauta ambientalista domina manifestações em audiência pública

Projeto original do Parque Gasômetro será reduzido por proposta da Prefeitura de Porto Alegre. (Imagem: Google/I.Lucas) 




Debate sobre o projeto que cria o Parque do Gasômetro reuniu associações de moradores, entidades culturais e ONGs em defesa de mais espaços verdes na Capital.

Cinco entre oito entidades que se manifestaram na tribuna da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, 24 de março, em audiência pública sobre o projeto Parque do Gasômetro, defenderam o rebaixamento da avenida João Goulart como solução viária para integrar as áreas das praças Brigadeiro Sampaio e Júlio Mesquita com a Orla do Guaíba. Esta também foi a posição da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan).
 


"O parque Gasômetro foi  uma luta do Fórum das Entidades" Sylvio Nogueira. (foto:Adriane Bertoglio Rodrigues)

"A qualidade de vida em Porto Alegre se deteriora"_ comentou Alfredo Gui Ferreira da Agapan.  (foto: Adriane Bertoglio Rodrigues)

“A qualidade de vida em Porto Alegre se deteriora. Cortar o parque com uma pista de automóveis não colabora em nada com o patrimônio ambiental nem com a mobilidade urbana. Não queremos uma via expressa no nível do solo”, argumentou o presidente da Agapan, Alfredo Gui Ferreira, que arrancou aplausos do público presente.


"Não há mais  espaço na Redenção aos domingos". _ Ivo Krauspenhar da Associação de Moradores do Menino Deus. (foto: VMelgaré)

A falta de espaços verdes para o lazer foi lembrada pelo representante do Movimento Menino Deus Sustentável, Ivo Krauspenhar: “Esta é uma necessidade de Porto Alegre. Estive domingo na Redenção e não tem mais espaço!”



"Menos motor mais natureza" ecoou da galeria dos que preferem o parque Gasômetro.(foto:  VMelgaré) 



Sebastião Melo vice-prefeito, Prof. Garcia presidente da Câmara, engenheiro Rogério Baú e colega (PMPA) (foto: VMelgaré)

Da plateia ecoou o grito “Menos motor! Mais natureza!”

Diante da eloquência dos movimentos, até mesmo o vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, teve que concordar que mobilidade deve ser repensada. “No Brasil, lamentavelmente temos uma política errática de valorização do automóvel privado”, criticou, sem, entretanto, fazer uma autocrítica à atual gestão da perfeitura, que vem priorizando a ampliação de circulação de automóveis em detrimento de ciclistas e pedestres.


Apesar do rechaço do Executivo à inclusão do rebaixamento projeto de lei - que será votado nesta quarta-feira, às 14h - a prefeitura cedeu e irá ampliar a área do Parque até a beira do rio, incluindo a Usina que, contraditoriamente, estava fora dos limites originais da futura área de lazer.

Naira Hofmeister
Imprensa Agapan

22 março 2014

24/março: Audiência pública sobre o Parque Gasômetro

 
Painel: " Parem de assaltar o Guaíba" da artista plástica Zoravia Bettiol. (foto: César Cardia)


Venha debater, seja cidadão! 
Vamos perder o Parque Gasômetro? 
Traz o teu cartaz!
 
A Câmara Municipal de Porto Alegre realizará audiência pública na segunda-feira (24/3), a partir das 19 horas, para debater o projeto de lei do Executivo que propõe a instituição do Corredor Parque do Gasômetro na Capital. 
O espaço público, cuja criação está no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental, deverá compreender o Museu do Trabalho e seu entorno, a Praça Brigadeiro Sampaio e a área delimitada pela Avenida Presidente João Goulart, Avenida Loureiro da Silva, Rua Vasco Alves, Rua Washington Luiz e Rua General Salustiano, incluindo a totalidade da Praça Júlio Mesquita. 
Texto: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
 

Local: 
Câmara Municipal de Porto Alegre
Plenário Otávio Rocha
Avenida Loureiro da Silva, 255 - Porto Alegre-RS 

18 março 2014

Agapan exige que Smam convoque audiência pública




O presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), Alfredo Gui Ferreira, protocolou hoje (18) na Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre (Smam) um ofício exigindo que a secretaria "tome as medidas legais e   convoque uma Audiência Pública sobre o “arboricídio” que está planejado, e já  aprovado pela  Câmara Legislativa, nos domínios do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), com base no art. 84 inciso I e par. 2º. do art. 85 da Lei 11.520/00 - Código Estadual do Meio Ambiente, no artigos 6º par. 3° da Lei Municipal 8.267/98 e ainda no art. 6º da Lei Munic. 10.360/08, que altera o artigo 13 da Lei 8.267/98".

O documento ainda informa que "a Agapan e a sociedade porto-alegrense exigem seriedade e que o tema não seja reduzido a um mero embate, entre árvores X leitos hospitalares, o que seria inadmissível".

Fonte: Assessoria de imprensa Agapan

14 março 2014

Agapan Debate abordará o tema da Mobilidade Urbana: ciclovias de Porto Alegre como um recurso alternativo não poluidor



Na próxima segunda feira, dia 17/03, a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) promove o Agapan Debate com o tema “Mobilidade Urbana: as ciclovias de Porto Alegre”. O evento é gratuito e acontece no Auditório da Faculdade de Arquitetura da Ufrgs, às 19h.

“Em Porto Alegre sempre se encontrou inúmeras bicicletas pelas ruas, porém foi através do atropelamento de 86 ciclistas do movimento Massa Crítica no bairro Cidade Baixa, em 2011, que a cidade mais se sensibilizou pela falta de ciclovias para se andar de bicicleta”, observa o presidente da entidade, Alfredo Gui Ferreira, ao destacar que “atualmente Porto Alegre conta com apenas 18 kms de ciclofaixas, não interligadas, dificultando os trajetos e inibindo os novos adeptos da bicicleta, inclusive como transporte”.

Na capital gaúcha a Prefeitura não está sanando os problemas do uso da bicicleta e vem investindo apenas 8,9% (2013) da Lei dos 20% de multas do trânsito para ciclovias e educação, motivo de receber, no último dia 12/3, determinação do Tribunal de Justiça do RS para cumprir esta lei. Não satisfeita, a gestão municipal também procura reduzir a lei do Plano Diretor Cicloviário, que estabelece a construção de 500 kms de ciclovias, através de projeto na Câmara Municipal de Porto Alegre, com audiência pública marcada para o próximo dia 31 de março.
 

Para debater a questão das ciclovias da cidade e promover a cultura deste  transporte não poluidor é que estarão presentes o publicitário Cadu Carvalho, da Mobicidade, ciclista que usa a bicicleta diariamente e que presenciou o atropelamento de 2011; Yuri Flores Machado, professor de “trabalho, consumo e meio ambiente”, e participante do Massa Crítica; e Vanessa Melgaré, assessora de comunicação ligada às questões de urbanismo e meio ambiente, e que participou, pela Agapan, do 3º Fórum Mundial da Bicicleta, realizado em fevereiro deste ano em Curitiba.
 

Durante o evento, a Agapan vai colocar à venda as camisetas verdes da entidade, e o livro sobre a cultura da bicicleta “Nowtopia”, de Chris Carlsson, da Editora Tomo.

Informações
Assessoria de Comunicação da Agapan
Vanessa Melgaré

13 março 2014

17/03 Agapan Debate: Mobilidade Urbana - As ciclovias de Porto Alegre como alternativa de transporte público não poluidor

   

 Mobilidade Urbana: As ciclovias de Porto Alegre como alternativa de transporte público não poluidor
 
 Debatedores:

 
Cadu Carvalho, Mobicidade
Publicitário, usa a bicicleta como transporte diário, como esporte e viagem. Participante do Massa Crítica, presenciou o atropelamento de 2011, tornando-se ciclo ativista dedicado em buscar de melhores condições para o uso da bicicleta na cidade. Integrante da Mobicidade.

Yuri Flores Machado, participante do Massa Crítica
Professor no ensino privado, educador de jovens em situação de risco e adultos, realiza a capacitação de professores e alunos sobre trabalho, consumo e meio ambiente. Participante do Massa Crítica.

Vanessa Melgaré, Agapan
Publicitária, assessora de comunicação, ligada às questões de urbanismo e meio ambiente, participou do 3o. Fórum Mundial da Bicicleta realizado em fevereiro/14 em Curitiba.


Data: 17 de março de 2014
Horário: 19 horas
Local: Auditório da Faculdade de Arquitetura da UFRGS
Rua Sarmento Leite, 320
Centro - Porto Alegre

Feirinha Agapan: 
Vamos ter camisetas da Agapan por R$ 25,00; e o livro "Nowtopia" de Chriss Carlsson, em português.

07 março 2014

08/Março: Abaixo-Assinado à CNTBio contra a liberação do Agente Laranja (2-4D)


Prezados amigos,

Amanha dia 8 de março, sábado, estaremos reunidos junto com o INGÁ na Feira Ecológica na rua José Bonifácio (Porto Alegre) para coletara as últimas assinaturas do Abaixo-Assinado à CNTBio Contra a Liberação do Agente Laranja- herbicida 2-4D.



O 2,4-D age como regulador do crescimento de plantas, quando em doses pequenas, mas como um terrível veneno, quando em doses maiores. Somos completamente contrários a sua liberação para uso como agrotóxico (ou de seu eufemismo = defensivo agrícola).

Esperamos você lá!

Alfredo Gui Ferreira
presidente da Agapan




Banca da Agapan
Local: Primeira quadra da feira (FAE) 
Rua José Bonifácio esquina com Osvaldo Aranha
Bairro Bom Fim
Porto Alegre

Horário: 9h ao meio dia.

Se não puder ir, assine aqui (versão digital):

https://secure.avaaz.org/po/petition/NAO_ao_herbicida_24D_2/?pv=1