28 novembro 2013

Propostas da oficina da Agapan no CBA-Agroecologia serão encaminhadas para plenária final

Durante o VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia, os cerca de 50 participantes da oficina “Transgênicos e seus impactos sobre a agricultura familiar”, promovida pela Agapan, com colaboração da Via Campesina do RS e do Núcleo de Estudos em Agrobiodiversidade, apresentaram várias propostas para os organizadores do Congresso, para a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e para a sociedade. As propostas da oficina serão encaminhadas à Comissão Organizadora do Congresso para que, analisadas e relacionadas às demais propostas sugeridas pelas demais instituições participantes, sejam incluídas na Carta de Porto Alegre, que será definida ao final do evento, que se encerra na tarde desta quinta-feira (28/11), no Centro de Eventos da PUC.

Entre as propostas estão a pressão social, coleta de assinaturas e articulações para que a ABA crie um grupo científico latino-americano, com participação popular, que permita construção e difusão de conhecimentos atualizados sobre riscos e problemas concretos associados aos Organismos Geneticamente Manipulados (OGMs), que a ABA cobre da Conab, Funai e demais órgãos públicos que desenvolvem ações de doação ou venda subsidiada de milho a populações afetadas pela seca ou em condições de insegurança alimentar (agricultores e populações indígenas), que identifiquem a presença de grãos geneticamente modificadas (transgênicos) e informem às populações beneficiárias e repassem medidas de precaução a serem adotadas para se evitar o plantio inadvertido e contaminação genética de variedades locais.

“Considerando que as promessas da transgenia se mostram enganosas e que até o momento nada ofereçam de positivo em termos de proteção à saúde, ao ambiente, no combate à fome e no apoio a processos de desenvolvimento, debatemos vários enfoques sobre as inevitáveis mudanças no modelo hegemônico de desenvolvimento, que consideramos mera questão de tempo, já que os prejuízos em andamento alcançam dimensões inaceitáveis e irrecuperáveis, impondo-se ações imediatas, articuladas em escalas locais e internacionais”, destaca o coordenador da oficina da Agapan, Leonardo Melgarejo.

Segundo ele, outras propostas apresentadas envolvem ministérios e secretarias de governo, como a busca de recursos para viabilizar o mapeamento das áreas/comunidades onde a produção/preservação de sementes crioulas é relevante, sob perspectivas econômicas, sociais, culturais, e que o Ministério do Desenvolvimento Agrário desenvolva políticas concretas de conservação e desenvolvimento dessas sementes. Que o VIII CBA-Agroecologia e seus participantes realizem em suas áreas de atuação campanha imediata para esclarecimento sobre transgênicos no mercado, enfatizando a semente transgênica de feijão, produzida pela Embrapa e que a organização do Congresso se manifeste de forma enfática contra a implantação da planta de milho GM em Córdoba (Argentina), bem como aprove moção de apoio à militante Sofia Gatica, cuja vida se encontra ameaçada naquele país em função da luta de resistência contra o projeto, assim como se manifeste ao Brasil a ratificação do protocolo de Nagoya/Kuala Lumpur (responsabilização dos agentes/atores contaminantes com OGMs e normas de compensação de agentes/atores contaminados).
Os participantes da oficina também defendem a adoção, pela ABA, de áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade, e que suas respectivas áreas de amortecimento sejam decretadas territórios livres de transgênicos e agrotóxicos. “Também foi defendido que a ABA e demais organizações do participantes do CBA iniciem junto ao Ministério Público Federal (MPF) e órgãos/ministérios do governo uma gestão pela imediata modificação nos critérios de formação e operação da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), com responsabilização jurídica de seus membros pelas consequências/impactos (econômicos, sociais, na saúde e ambientais) de decisões relativas à liberação de OGMs”, destaca Melgarejo, ao salientar a proposta de que as decisões da CTNbio sejam apenas consultivas, a serem analisadas e (in)deferidas pelo IBAMA, MDA, MAPA e ANVISA e que o VIII CBA se manifeste pela rotulagem efetiva de produtos transgênicos e produtos produzidos com agrotóxicos, e que a ABA defenda, junto aos órgão públicos e o legislativo nacional, pela manutenção da moratória ao terminator.
Uma manifestação pública, nas ruas de Porto Alegre, após o encerramento do congresso, também foi proposta, defendendo a implantação de um modelo agroecológico de desenvolvimento e contra os transgênicos e agrotóxicos, assim como manifestação de apoio ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e à exclusão de OGMs de todas as políticas públicas voltadas para a Agricultura Familiar. Outras manifestações da oficina abordam que as secretarias de agricultura familiar do MDA não ofereçam crédito oficial para agricultores que plantam transgênicos e que o Feaper e o Pronaf excluam estes produtos de suas linhas de crédito.
Fotos: Adriane Bertoglio Rodrigues
Informações
Assessoria de Imprensa da Agapan
Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues
51-9813-1785 ou 8204-3730

26 novembro 2013

Congresso de Agroecologia oferece mais de 40 oficinas

Congresso de Agroecologia conta com 40 oficinas.

Mais de 40 oficinas estão programadas para acontecer durante o VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia, realizado em Porto Alegre, de 25 a 28 deste mês, paralelo aos Seminários Estadual (XIII) e Internacional (XII) sobre Agroecologia. Com o tema central Cuidando da Saúde do Planeta, as oficinas acontecem na terça e quarta-feira (26 e 27) e abordarão compostagem doméstica, fitoterapia animal, produção de cogumelos comestíveis, extração da fibra de Agave, preparação de homeopatias na propriedade rural e implementação de horta vertical, entre diversos outros temas.

Os participantes poderão se inscrever para as oficinas na próxima segunda-feira (25/11), durante o primeiro dia de Congresso, quando da retirada do material. As oficinas acontecem no Clube Farrapos, na PUC, na Ufrgs Campus do Vale e na Faculdade de Agronomia, e na Comunidade Casarão do Arvoredo, no Centro Histórico de Porto Alegre.

Transgênicos e seus impactos sobre agricultura familiar é o tema da oficina que acontece no dia 26, das 15h às 18h, em sala a ser definida na PUC. Esta atividade vai reunir o bioquímico uruguaio Pablo Galeano, professor da Universidade Nacional do Uruguai, que vai falar sobre Transgenia e meio ambiente – o princípio da precaução, o fluxo gênico, a contaminação, os danos à biodiversidade; a pesquisadora boliviana Georgina Catacora-Vargas, que vai abordar Transgenia - os impactos socioeconômicos e as articulações em defesa dos direitos dos povos; e a jornalista e pesquisadora em soja, Verena Glass, que vai falar sobre Transgenia e Modelo de desenvolvimento - O agronegócio, a agricultura familiar e os impactos socioambientais.

A oficina é promovida pela Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), com a colaboração da Via Campesina e do Grupo de Estudos em Agrobiodiversidade, articulado pelo Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Gea-Nead/MDA). De acordo com o coordenador da Oficina, o engenheiro agrônomo do Gea/Agapan, Leonardo Melgarejo, a expectativa é de 50 participantes, envolvendo lideranças sociais do campo e da cidade. Depois do debate, haverá conclusões e encaminhamentos, com produção e posterior veiculação de documento síntese.

COMUNICAÇÃO AMBIENTAL
Oferecer a jovens jornalistas e comunicadores um panorama crítico e ferramental sobre o debate contemporâneo em torno da sustentabilidade, com foco nas relações entre agronegócio e meio ambiente, é o principal objetivo da oficina de Capacitação em Jornalismo Ambiental: entendendo e comunicando a sustentabilidade, que será realizada nos dias 26 e 27, a partir das 9h e das 14h, em sala a ser definida no Centro de Eventos da PUC. A oficina é dirigida a jornalistas que atuam nos meios comerciais, comunicadores de organizações e movimentos da sociedade civil e estudantes de Comunicação/Jornalismo.

“Por meio do exercício de técnicas jornalísticas de pesquisa e construção de narrativas, espera-se ampliar a eficácia do trabalho dos participantes, possibilitando a aplicação da abordagem de sustentabilidade nas mais variadas agendas”, antecipa a facilitadora e jornalista Cristina Charão. Ela e a também jornalista Eliege Fante, mestra em Comunicação e Informação, integrante do Núcleo de Ecojornalistas do RS e colaboradora voluntária da EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais (www.ecoagencia.com.br), vão coordenar as atividades através de rodas de diálogo com especialistas e realização de exercícios de elaboração de pauta, entrevista coletiva com o convidado Tom Kucharz (Ecologistas en Acción), e redação de notícias. Inscrições e informação pelo eventos1@fes.org.br.

Para participar do Congresso, as inscrições estão abertas e podem ser feitas através do site http://www.cbagroecologia.org.br. O valor para estudantes é R$ 80,00 e para profissionais e técnicos, R$ 120,00. Agricultores e agricultoras estão isentos da taxa de inscrição. Para quem não puder estar na PUC e tiver interesse em acompanhar as palestras, algumas serão transmitidas via internet através do site do CBA-Agroecologia (www.cbagroecologia.org.br), no link Transmissão.


Assessoria de Imprensa do VIII CBA-Agroecologia
Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues

21 novembro 2013

25/11: Audiência Pública na Escolinha Amigos do Verde




A cidade de Porto Alegre vem sofrendo transformações irrecuperáveis com as demandas dos projetos das "Obras da Copa 2014".

Estamos perdendo áreas importantes e significativas de árvores em ruas, praças, jardins. Estamos perdendo a entidade paisagística dos bairros para dar mais espaço aos carros. Para onde vamos?

Aqui, mais  um grupo da comunidade está questionando esta atitude da gestão municipal, e merece todo nosso apoio e participação.


O que é:

A Escolinha Amigos do Verde de Porto Alegre realizará uma Audiência Pública nesta segunda-feira (25/11) para conscientizar a Prefeitura de Porto Alegre sobre o impacto sócio-cultural-ambiental causado pela obra da trincheira da Cristóvão. 

Professores, pais e alunos estão solicitando: 

1) A imediata revogação do decreto 18.030/2012 e volta da APA (área de preservação ambiental);
2) A conclusão do processo de tombamento histórico do prédio;
3) A apresentação e discussão de estudo alternativo ao projeto da Trincheira Av. Cristóvão Colombo que contemple em harmonia: APA, Escola, segurança viária para trânsito de pedestres e a inclusão das obras cicloviárias, conforme a Lei 626/2009.

A colaboração todos é fundamental, seja na audiência pública, na assinatura do abaixo-assinado e compartilhando essa situação. 

Dia 25 de Novembro 
Av Cristóvão Colombo, 3437 (quase esquina com av Dom Pedro (Terceira Perimetral)
Porto Alegre-RS
Hora: 19 h

16 novembro 2013

18/11 Audiência Pública para debater Plano Cicloviário de Porto Alegre Participe!

Ciclovias podem sair do papel em Porto Alegre? Os 497 kms são necessários já! (foto: Agapan)

 
A Câmara Municipal vai realizar uma Audiência Pública para debater o Projeto de Lei Complementar do Executivo 010/2013, que revoga o dispositivo do Plano Cicloviário que obriga o executivo a investir 20% do valor arrecadado com multas em ciclovias e na educação para o trânsito. A audiência pública foi marcada para segunda-feira, 18 de novembro às 19h.

A audiência atende ao pedido da Ong Mobicidade e da Associação de Ciclistas de Porto Alegre (ACPA), que entendem que o artigo 32 garante uma fonte importante de recursos para a implementação do Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI), e com objetivo de conscientizar a população sobre a convivência segura entre bicicletas e automóveis.

Participe. 


Venha até a Câmara para discutir esse importante mecanismo de garantia de recursos e ajudar a impedir que a Prefeitura revogue esse direito dos cidadãos de Porto Alegre.

Dia: Segunda-feira, 18 de novembro
Hora: 19 horas
Av Loureiro da Silva, 255 - centro - Porto Alegre 

Link do convite no facebook:
https://www.facebook.com/events/1400547720182286/

Para saber mais, o link do Jornal Zero Hora:

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/noticia/2013/10/lei-das-multas-opoe-prefeitura-de-porto-alegre-e-cicloativistas-4303648.html

Novembro: Realização do CBA-Agroecologia entra em contagem regressiva



A menos de 20 dias do início do VIII Congresso Brasileiro sobre Agroecologia, que acontece de 25 a 28 deste mês, em Porto Alegre, os preparativos estão acelerados. Palestras, conferências, oficinas, mostras audiovisuais e fotográficas, acampamento, atividades artísticas e pôsteres relatando diversas experiências na área vão apresentar o que agricultores, pesquisadores e estudantes têm realizado no Brasil e em outros países. Com o tema central “Cuidando da Saúde do Planeta”, a programação estará dividida nos seguintes eixos temáticos: 1) Agroecologia e Saúde Humana; 2) Reinventando a economia; 3) Diversidade como condição fundamental da saúde do Planeta; 4) Agroecologia como base para a educação; e 5) Saúde do Agrossistema.

O CBA-Agreocologia é realizado paralelo aos Seminários Estadual (XIII) e Internacional (XII) sobre Agroecologia. Nos quatro dias de Congresso, realizado no Centro de Eventos da Puc, serão apresentados 1.056 trabalhos orais e por meio de pôsteres. De caráter nacional e internacional, o número de submissões de artigos e relatos de experiências foi 25% superior aos inscritos na edição anterior. Os selecionados serão publicados na Revista Cadernos de Agroecologia, da ABA-Agroecologia, promotora do evento. (Segue link para acessar a lista com os trabalhos selecionados na categoria pôster e apresentação oral. Os trabalhos estão organizados pelos nomes dos artigos: http://www.cbagroecologia.org.br/images/posteres_ordenados_por_título.pdf e http://www.cbagroecologia.org.br/images/apresentações_orais_ordenadas_por_título.pdf). A listagem completa está no site http://www.cbagroecologia.org.br/trabalhos-aceitos.

OFICINAS
Entre as mais de 40 oficinas previstas para acontecer no Clube Farrapos, próximo à Puc, destaque para a organizada pela Agapan e pelo Grupo de Estudos em Agrobiodiversidade (Gea), que vai tratar do avanço dos transgênicos, contaminação do milho, problemas socioeconômicos gerados e o que está sendo articulado para recuperar os prejuízos. Participam desta oficina um pesquisador uruguaio, uma pesquisadora boliviana que trabalha na Noruega e uma jornalista brasileira que trabalha com estudos da soja. A oficina sobre os transgênicos será dia 26, no Clube Farrapos, durante a Tertúlia organizada pela Via Campesina.

Com a participação de diversos movimentos sociais, a ideia das oficinas é capacitar e proporcionar às pessoas um posicionamento em relação a diversos temas. Entre as oficinas propostas, estão também sobre Jardinagem de Guerrilha, Confecção de artesanato à base de fibra de bananeira, Composteira doméstica, Trilha de percepção e sensibilização ambiental e Pirâmide para práticas integrativas corpo-mente. As inscrições devem ser feitas no primeiro dia do Congresso (25/11). Veja as oficinas selecionadas para o evento pelo http://www.cbagroecologia.org.br/images/AQUI%20oficina%20pro%20SITE.pdf

HOSPEDAGEM
Entre as opções de hospedagem previstas para durante o CBA-Agroecologia, há a possibilidade de acampar junto ao Clube Farrapos, próximo do local do evento, e a hospedagem solidária. A ideia é que esse grupo se autogestione e que os interessados se encontrem para viabilizar as hospedagens. Para isso, foi criada uma tabela online com as abas, no inferior da página, "posso hospedar" e "quero me hospedar", para facilitar a visualização das vagas e dos interessados. Segue os links: https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AqhOnFdbv-zXdHM1MDRleW1RVmVxdGM5R1AyR2xRX0E&usp=sharing#gid=1

Já o acampamento acontece no Clube Farrapos, onde será realizado o 5º Encontro Nacional dos Grupos Agroecológicos (5º Enga), paralelo ao VIII CBA-Agroecologia. Para esse espaço, a efetivação da inscrição individual garante alimentação, hospedagem em acampamento e participação nos dois eventos (com certificado). Para inscrições até 10 de novembro, R$ 100,00. Após e até a data do evento, R$ 120,00. As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo https://docs.google.com/forms/d/1EghS6zo6ILq--mvuCq9nT5YeIhbUuOxzN8kxx64qIt0/viewform. Mais informações pelo http://regabrasil.wordpress.com/5o-enga/inscricoes/

Grupo Público no facebook: https://www.facebook.com/groups/615159588527537/

Para os participantes, o CBA-Agroecologia oferece várias opções de hospedagem e de passeios, que podem ser acessados através do site http://www.ligaturismo.com.br/eventos/188-viii-congresso-brasileiro-de-agroecologia. Atenção para os horários de transfer do evento, que deverá ser adquirido com antecedência para realização de reserva.

VÍDEO E SPOT PROMOCIONAIS


Estão disponíveis no site do CBA-Agroecologia (http://www.cbagroecologia.org.br/) o spot de rádio e o vídeo promocional, produzido pela Gerência de Comunicação da Emater/RS-Ascar. No link do spot de rádio, poderá ser feito o download do arquivo para ser utilizado por quem tiver interesse em veicular e promover o Congresso em sua rádio. Acesse pelo https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/118133015
Já o vídeo promocional, acesse pelo http://www.youtube.com/watch?v=PgmTvPA3APA

CADASTRO IMPRENSA E INSCRIÇÕES
Jornalistas interessados em participar do Congresso ou mesmo para entrevistar conferencistas, oficineiros e participantes, devem preencher o formulário de inscrição, no link abaixo:
https://docs.google.com/forms/d/1CWeFefBr9iJR-E725dfkmnIQmsOGevqVC4dQS8rhSDk/viewform
Com o cadastro efetuado, você poderá retirar seu crachá de imprensa durante o credenciamento do VIII CBA Agroecologia.
http://www.cbagroecologia.org.br/contato/imprensa
Para participar, as inscrições estão abertas e podem ser feitas através do site http://www.cbagroecologia.org.br. O valor para estudantes é R$ 80,00 e para profissionais e técnicos, R$ 120,00. Agricultores e agricultoras estão isentos da taxa de inscrição.


Foto: Divulgação Emater/RS-Ascar



Informações
Assessoria de Imprensa do VIII CBA-Agroecologia
Jornalista da Emater/RS-Ascar, Adriane Bertoglio Rodrigues

13 novembro 2013

Lançamento da biografia "Depois de Tudo um ecologista" de Augusto Carneiro dia 13 de novembro na feira do Livro

Augusto Carneiro - DEPOIS DE TUDO – Um Ecologista.

Sessão de autógrafos de Augusto Carneiro e a escritora Lilian Dreyer será hoje 13 de novembro, as 18 horas,  na Praça de Autógrafos da Feira do Livro de Porto Alegre.

                                                         



Sinopse:


Quando Augusto Carneiro nasceu, em 1922, a área onde depois seria erguido o Estádio Olímpico, do Grêmio, ainda era zona de trânsito de animais silvestres. Ele amava animais, mas a infância em meio à natureza exuberante, no então bucólico bairro da Glória, em Porto Alegre, não foi propriamente uma bênção. Ele foi testemunha involuntária de inúmeras agressões a bichos, e o matraquear de espingardas de caça frequentemente o impedia de brincar na rua. Ele cresceu assustado com seu meio cultural, que em seu modo de ver aceitava também violências contra crianças, jovens, mulheres e negros. O desejo de opor-se a isso o constituiu.
Ainda adolescente, tornou-se um militante antirracista e antifascista, o que o levou à adesão ao Partido Comunista Brasileiro. Militante ativo durante anos, afastou-se do partido por desencanto com o que entendeu como “desvirtuamento do regime comunista”, especialmente o soviético, de que chegou a ser colaborador direto. Mas esta proximidade fez com que descobrisse a profissão de livreiro. Como administrador da Livraria Farroupilha, ligada ao PCB, Carneiro viria a integrar o time de 14 pioneiros que, em 1953, promoveram a primeira Feira do Livro de Porto Alegre. O trabalho com livros nunca mais cessou e acabou por estabelecer uma ponte para outras formas de pensar o mundo, tornando-o receptivo ao ideário e ao ativismo ecológico de Henrique Luís Roessler e, mais tarde, José Lutzenberger. 
Augusto Carneiro foi co-fundador da nacionalmente pioneira Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural, cuja ação viria a marcar a cultura de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. Em 1981, depois de aposentar-se do Tribunal Regional do Trabalho, de que foi funcionário concursado, engajou-se em tempo integral no ativismo ecologista. 
No ano em que se comemoram seus 90 anos de vida, completados em 31 de dezembro de 2012, ele volta à Feira e à Praça da Alfândega, desta vez como personagem de livro. É protagonista de Augusto Carneiro – depois de tudo – um ecologista, obra que resultou de um trabalho de dois anos da jornalista e escritora Lilian Dreyer, autora também do já consagrado Sinfonia Inacabada – a Vida de José Lutzenberger. Motivada pelo peso e pela proximidade da ação dos dois ambientalistas, Lilian debruçou-se sobre as memórias e os arquivos de Carneiro, captando daí os elementos para compor o que ela classifica como um “retrato biográfico”. (Por Christian Goldschmidt) 

164 páginas, R$ 35,00
Editora Pelo Planeta/Scortecci

Convite no Facebook:
https://www.facebook.com/events/541884635882204/545971278806873/?notif_t=plan_mall_activity

07 novembro 2013

Agapan Debate na próxima segunda-feira dia 11/11


O que as cidades devem ter para que sejam consideradas ideias para se viver? Praças, árvores, ciclovias e espaços públicos com equipamentos esportivos e de lazer, ou com muitos carros, trânsito congestionado, poluição e doenças respiratórias?

Venha debater “A cidade que queremos”, tema do Agapan Debate do próximo dia 11, às 19h, no auditório da Faculdade de Arquitetura da Ufrgs. A entrada é gratuita.

Participam do Agapan Debate o arquiteto e presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RS), Tiago Holzmann da Silva, e Milton Cruz, sociólogo voltado para a análise da participação social em processos de elaboração de políticas públicas, como a política de planejamento urbano e a representação dos atores envolvidos. “Pretendo fazer uma reflexão sobre a coerência, ou não, das ações e dos meios disponíveis e utilizados para implementar a cidade que queremos”, antecipa Cruz.

Agapan Debate
Dia 11 de novembro, às 19h, na Faculdade de Arquitetura da Ufrgs

Entrada Franca

03 novembro 2013

07/ Dezembro: Curso O Jornalismo Ambiental e a Mudança Climática





Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul e a FABICO/UFRGS, com o apoio do PPGCOM/UFRGS, promovem o curso "O Jornalismo Ambiental e a Mudança Climática, voltado para jornalistas e estudantes de jornalismo. Os participantes assistirão aos painéis, a relatos de experiência e, ao final do curso, definirão pautas para reportagens. Os melhores trabalhos serão posteriormente publicados no site da EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais - www.ecoagencia.com.br.

O curso acontece durante o dia 7 de dezembro (sábado), no Auditório 1 da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS (Rua Ramiro Barcelos, 2705, Bairro Santana, Campus Saúde - Porto Alegre/RS).

O formulário para inscrição estará disponível em breve na página da EcoAgência. O investimento por pessoa é de R$ 50.

Programação

8h – Recepção e Credenciamento

8h30min – Abertura

8h40min às 10h30min – Painel 1: Cobertura de Mudança Climática

A cobertura dos acordos e estudos internacionais sobre mudança do clima
Palestrantes:
Jornalista Dr. Eduardo Geraque, Folha de São Paulo
Jornalista Daniela Chiaretti, repórter do jornal Valor Econômico

Os interesses econômicos por trás da crise climática
Palestrante: Carlos Tautz, jornalista e pesquisador, coordenador do Instituto Mais Democracia - Transparência e controle cidadão de governos e empresas

10h30min às 10h45min: Intervalo

10h45min às 12h: Debate com o público

12h às 13h30min – Intervalo para almoço

13h30 às 15h – Painel 2: Mudanças do Clima, Ciência e Jornalistas
Palestrante: Jefferson Cardia Simões, pesquisador líder do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR - UFRGS) e membro do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC)

15h às 15h30 - Debate com o público

15h30min às 16h - Intervalo

16h às 16h30min – Relatos de Experiência
Participantes: Professora Doutora Ilza Maria Tourinho Girardi, Jornalista Mestra Eliege Fante, Jornalista mestrando Roberto Villar Belmonte e Jornalista mestrando Arsenio José Farranguane

16h30min às 17h45 – Elaboração de pautas para reportagem. Apresentação das pautas para o grupo e discussão. As melhores reportagens serão publicadas na EcoAgência

18h às 18h30min - Acertos finais sobre as matérias e encerramento do curso


Serviço:
Dia 7 de dezembro (sábado),
Auditório 1 da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS
Rua Ramiro Barcelos, 2705, Bairro Santana, Campus Saúde - Porto Alegre/RS.

O formulário para inscrição estará disponível em breve na página da EcoAgência.
O  investimento por pessoa é de R$ 50.

01 novembro 2013

05/Novembro: Beto Moesch receberá título de Cidadão Emérito de Porto Alegre


A Agapan, com muita satisfação, parabeniza o nosso associado e conselheiro de longa data Beto Moesch pelo merecido título de Cidadão Emérito de Porto Alegre que receberá na Câmara de Vereadores, no dia 05 de novembro.

O trabalho de Beto Moesch, tanto na Agapan como em sua vida pública, o diferenciou por sua qualificação e postura ética na corajosa luta que empreendeu em prol das causas ambientais.

Ao colega Beto e a seus familiares nosso reconhecido abraço!