30 junho 2012

05 de Julho às 14 horas : Museu das Águas de Porto Alegre na Câmara de Vereadores

Venha conhecer os motivos para a criação do Museu das Aguas de Porto Alegre, na próxima quinta-feira a artista plástica Zorávia Bettiol irá apresentar a proposta.





Quando:
05 de Julho, às 14 horas

Local:
Camara Municipal de Porto Alegre
Av Loureiro da Silva, 255
Porto Alegre-RS

Entrada franca.

26 junho 2012

AGAPAN NA RIO+20 - CÚPULA DOS POVOS

Edi Fonseca, Sandra Ribeiro, Celso Marque e Francisco Milanez

A AGAPAN  esteve presente na Cúpula dos Povos - Rio+20, através dos presidentes Francisco Milanez, da vice-presidenta Sandra Ribeiro e dos Conselheiros Celso Marque e Edi Fonseca que também representou a Apedema/RS. A Cúpula dos Povos contou com a participação de numeros ambientalistas gaúchos, além da Agapan.

Diante da multiplicidade de eventos simultâneos, abrangendo inúmeras frentes do movimento ecológico e de outros movimentos sociais, está prevista uma reunião nos próximos dias com os ambientalistas com objetivo de proporcionar uma visão de conjunto e uma avaliação mais pertinente da Cúpula dos Povos - Rio+20.

Comitiva da AGAPAN

19 junho 2012

Apedema RS na Rio +20: Um novo modelo de desenvolvimento

 A AGAPAN integra a Coordenação da Apedema que, neste documento, apresenta um novo modelo de desenvolvimento, que será defendido na Rio+20. Da entidade partipam da Conferência Mundial para o Meio Ambiente o presidente e a vice, Francisco Milanez e Sandra Ribeiro, e a conselheira Edi Fonseca, da Coordenação da Apedema.


I. BREVE REFLEXÃO DA CONJUNTURA MUNDIAL E BRASILEIRA




A crise ecológica que atinge o Planeta é multidimensional, abrangendo todos os aspectos
das diferentes ordens sociais existentes nas diversas culturas hegemônicas do mundo dito
civilizado. Trata-se, sobretudo, de uma crise de paradigmas, que se reflete em crise política e
institucional. O excesso de centralização do poder político e econômico em escala mundial é um
fator constitutivo das dimensões entrópicas do processo civilizatório existente, tanto no que diz
respeito à perda de complexidade biológica como de diversidade cultural. O sucesso na
adaptação da natureza às atividades antrópicas é uma “vitória” temporária pela qual a
humanidade pagará com a redução da sua longevidade como espécie.


Leia o documento completo em:
http://www.agapan.org.br/ten.pdf


Apedema RS

14 junho 2012

Túnel na rua Anita Garibaldi: Mobilização reune moradores e ciclistas











 No dia 12 de junho, um grupo de moradores e ciclistas vindos do centro de Porto Alegre se reuniram na rua onde a Prefeitura de Porto Alegre quer construir um Tunel.

O projeto não foi apresentado aos moradores e nem na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

No próximo dia 25 de junho, segunda-feira, as 19 horas a Prefeitura e suas secretarias virão explicar sobre o Projeto.


Local: Igreja Mont Serrat - Rua Anita Garibaldi, 1121 - Bairro Mont Serrat - Porto Alegre-RS

Todos estão convidados!!!


Moradores e ciclistas e interessados em uma cidade com melhor ambiente para se viver.

Agapan
Imagens: VM

07 junho 2012

Parabéns Porto Alegre, a cidade dos túneis verdes

                                          Zaquia, Fortunatti, Beto Moesch e Cesar.

A AGAPAN parabeniza especialmente nosso conselheiro Beto Moesch e o associado e colaborador Cesar Cardia pela importância de suas contribuições para que a preservação desse Patrimônio Ambiental se concretizasse em nossa cidade.

A Lei dos Túneis Verdes, que declara como Áreas de Uso Especial 72 vias porto-alegrenses que possuem árvores cujas copas se unem formando uma cobertura vegetal - conhecidas como túneis verdes - foi sancionada nesta terça-feira à tarde pelo prefeito José Fortunati.

“O conceito de Áreas de Uso Especial foi aprovado em 2000 e, até agora, utilizado somente em Porto Alegre”, informa o vereador Beto Moesch (PP), autor da lei.

Moesch explica que, assim como em todas as demais vias da cidade, os cortes e podas das árvores que formam os túneis verdes deverão ser feitos somente quando o vegetal estiver doente ou apresentar necessidade de reparos. “Mas em casos de execução de obras ou deflagração de conflitos com infraestrutura, como redes elétricas, haverá mais cuidado para a preservação das árvores, além da exigência de reposição de novas mudas caso seja preciso extrair um exemplar”, esclarece.

Um dos principais divulgadores e defensores dos túneis verdes de Porto Alegre, Cesar Cardia, integrante da AMABI (Associação dos Moradores e Amigos do Bairro  Independencia), AGAPAN e do Movimento Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho, também esteve presente na solenidade. "Criamos um blog quando surgiu a possibilidade de alargar a rua Gonçalo de Carvalho e retirar árvores da via. Hoje, ele é citado em 81 países. Muitos movimentos contra a poda radical de árvores em vários lugares do mundo entram em contato conosco", conta Cardia.


Foto: Luciano Lanes/PMPA

06 junho 2012

Meio ambiente e sustentabilidade são os temas do Debates TVE desta sexta, às 22h30



Os preparativos para o Rio + 20, Código Florestal, projetos de sustentabilidade, defesa da água e a luta contra a privatização dos recursos naturais, a questão dos agrotóxicos e da produção orgânica e a relação entre preservação ambiental e desenvolvimento econômico são os do Debates TVE desta sexta, 8/06, às 22h30.

Participam do programa a professora de Jornalismo Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ilza Girardi, o biólogo e coordenador da Assessoria Técnica da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), Luis Fernando Perelló, o presidente da Associação Gaúcha dos Engenheiros Florestais (AGEF), responsável pelo inventário florestal do RS, Doádi Antônio Brena, o presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), Francisco Milanez, o presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Arnaldo Dutra, e o vice presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-RS), Eduardo Barbosa Carvalho.

TVEDebates TVE – Meio ambiente e sustentabilidadeSexta, 8/06, às 22h30


05 junho 2012

AGAPAN E A PEGADA ECOLÓGICA DE LUTZENBERGER

Para a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural - AGAPAN-, entidade fundada por José Lutzenberger, dia 27 de abril de 1971, o DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE de 2012, dez anos após a sua morte, acontece em meio a uma conjuntura planetária. “LUTZ” deixou a sua  pegada ecológica nos seus escritos e, em termos locais, na influência carismática da sua personalidade na AGAPAN, na Fundação Gaia e nos contextos em que atuou.



Ele foi um dos pioneiros mundiais do movimento ecológico e um criador de uma nova concepção de ativismo político. No momento atual estamos a duas semanas da realização da RIO + 20 e da CÚPULA DOS POVOS, 40 anos depois da Conferência de Estocolmo, 20 anos depois da ECO-92, dois anos e meio depois do fracasso de Copenhagem, e traumatizados pelo retrocesso legal, institucional e político do CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO, sancionado e vetado parcialmente pela presidente Dilma Rousseff.



Estamos presenciando um contexto de perda das conquistas ecopolíticas mais significativas das quatro décadas de existência do movimento ecológico mundial nos seus níveis local, nacional e global. Vivemos atualmente o impasse civilizatório que se configura na participação dos governos do mundo na RIO+20, tendo o conclave oficial organizado pela ONU tirado da pauta a problemática do aquecimento global, universalização do acesso à água, segurança alimentar e biodiversidade e outros temas de fundamentais para a sobrevivência da civilização.



Vivemos no Brasil um contexto de retrocesso político, legal e jurídico de direitos ambientais e sociais, duramente conquistados pela sociedade brasileira, obtidas após o término da ditadura militar e da redemocratização do Brasil. Toda esta conjuntura impõe o imperativo de repensarmos a nossa trajetória histórica e nos resituarmos no atual contexto  de aprofundamento da crise ecológica e de impasse civilizatório planetário. Portanto estamos no momento histórico de olharmos a pegada ecológica deixada por “LUTZ”.

A  vinda a Porto Alegre de uma liderança mundial do porte da ecofeminista indiana VANDANA SHIVA, na celebração dos dez anos da morte de José Lutzenberger foi uma iniciativa maravilhosa, feliz e absolutamente oportuna da Fundação Gaia- o Legado de José Lutzenberger.

Foi mais uma oportunidade que tivemos para ver e compreender a pegada ecológica que o ecologista gaúcho nos legou. O fato é que a pegada ecológica do “LUTZ”, é muito grande, é IMENSA. Em diversas oportunidades a ecofeminista indiana referiu-se à intensa participação do fundador da AGAPAN na articulação política do movimento ecológico mundial, contra as grandes corporações transnacionais no seu processo de apropriação e de privatização da vida que culmina no patenteamento dos seres vivos. O legado deixado por Lutzenberger  na AGAPAN e no movimento ecológico é o desafio de um novo projeto de civilização, colocado ao pensamento político e jurídico constitutivo das diferentes ordens sociais existentes no mundo. Trata-se de dar início a uma tomada de posição no âmbito do Direito constituído em relação à atual ausência de limites ao direito de propriedade. A ausência destes limites hoje ameaça a racionalidade das nossas instituições, a continuidade da civilização e a sobrevivência e longevidade da nossa espécie no seio da VIDA, colocando a humanidade na sua atual condição de suprema indigência política.

O alerta deixado por Vandana Shiva sobre a inviabilidade econômica e ecológico de um modelo agrícola que destrói a capacidade reprodutiva das lavouras como maneira de inviabilizar o armazenamento de sementes para o replantio por parte do agricultor, torna-o deste modo refém de transnacionais  proprietárias das patentes. Está situação de dependência já provocou na Índia “o suicídio de cerca de 250 mil agricultores nos últimos dez anos”.

A  Cúpula dos Povos é um encontro único de proporções planetárias que vai reunir as grandes lideranças da sociedade civil da atualidade.

Este fórum é a instância mais democrática para a discussão dos temas prioritários envolvendo os supremos interesses da humanidade no sentido reduzir a pegada ecológica predatória do atual modelo civilizatório.

Vamos acompanhar de perto interagindo em tempo real com aqueles que lá estarão participando!