27 setembro 2011

Agapan participa de abaixo-assinado contra alterações do Código Florestal

Setembro foi um mês de conscientização e coleta de assinaturas para a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), que participa de um abaixo-assinado nacional contrário às alterações do Código Florestal. No último sábado (24), na Redenção, junto ao Monumento do Expedicionário, diretoria e conselheiros da associação, que completou 40 anos em abril deste ano, coletaram 3.838 assinaturas. As assinaturas foram entregues no gabinete do vereador Beto Moesch (PP), que centraliza a ação em Porto Alegre. “Desde o dia 10 de agosto, quando iniciou a ação, as pessoas têm se mostrado contrárias às alterações propostas no chamado Novo Código Florestal e se declaram apoiadoras do movimento ambiental”, observa Moesch. O projeto de lei 30/2011 tramita no Senado. Na semana passada, foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça. Representantes do agronegócio, que, se aprovado o código, serão perdoados de suas dívidas pelos crimes ambientais que praticaram, pressionam pela votação.

Para o presidente da Agapan, Francisco Milanez, “nunca em toda a história da humanidade precisamos tanto dos ecossistemas para nos proteger das mudanças climáticas que já estão acontecendo, embora estejam somente iniciando”. Para ele, na contramão da história, e de forma totalmente suicida, o Congresso está propondo uma redução drástica nas áreas naturais de proteção, através do novo Código Florestal. “Esta nova lei significa certeza no aumento da mudança climática, no aumento das enchentes, no aumento das secas, na extinção de muitas espécies e no consequente aumento das perdas agrícolas, da fome e destruição de cidades. Tudo que for dito em contrário é irresponsável, anticientífico e fruto da especulação rural, coisas que os nossos verdadeiros e tradicionais agricultores que amam a terra nunca desejaram e deveriam levar suas vozes contra. É a proposta de lei mais estúpida que eu vi em 40 anos de luta ambientalista. Só boçais e especuladores podem defendê-la”, critica Milanez, ao destacar ainda que a Agapan mantém a campanha contra as alterações no Código Florestal através do www.florestafazadiferenca.com.br.
Assessoria de Imprensa da Agapan
Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues

30/09 à 2/10: Feira Bionat Expo apresenta programação da vida sustentável




A feira Bionat entra em sua quarta edição com o tema "Idéias dão sementes, plante a sua", apresentando extensa programação sobre vida sustentável na Usina do Gasometro, entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, das 9 horas às 20 horas, em Porto Alegre.

O Espaço Vida Sustentável visa apresentar práticas sustentáveis de arquitetura e urbanismo com a presença de convidados muito especiais.

30 de setembro sexta-feira

18hs Luis Maccarini - eng. eletrônico viculado aos Instituto Caminho do Meio falando sobre "Energia Fotovoltaica para um mundo melhor"
19hs Marcelo Sgarbossa - diretor LAPPUS - falando sobre "Mobilidade Urbana"

01 de outubro sábado

9hs Carlos Alberto Sant'Ana, arquiteto presidente do IAB falando sobre "Sustentabilidade na Arquitetura"
14hs Luiz Antonio Timm Grassi, engenheiro civil , " Crise da água - desafios e oportunidades"
15hs Zoravia Bettiol, artista plastica designer e arte educadora apresentando o "Museu das Águas"
com abertura da performance "(In) Fluência da Água" de Leonel Braz.

02 de outubro domingohttp://www.blogger.com/img/blank.gif

10hs Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho, vídeo/fotos sobre a Primeira Rua Tombada - Patrimônio Ambiental de Porto Alegre
16hs Luis Maccarini eng. eletrônico viculado aos Instituto Caminho do Meio falando sobre "Energia Fotovoltaica para um mundo melhor"
17hs Marcelo Sgarbossa - diretor LAPPUS - falando sobre "Mobilidade Urbana"
Quem tiver interesse em apresentar alguma coisa sobre o tema entre em contato, ok?

Nos intervalos haverá vídeos e apresentação de práticas sustentáveis na arquitetura e urbanismo, conversas e troca de informações sobre o tema.
A programação completa ( imperdível) está no site
www.bionatexpo.com.br

23 setembro 2011

Agapan participa do 350 Planeta em Movimento neste final de semana, em Porto Alegre


A Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), em parceria com o Greenpeace, participa neste sábado, dia 24, em Porto Alegre, do 350 Planeta em Movimento (ou Moving Planet), que tem como tema central “Um dia para ir além dos combustíveis fósseis”. As atividades se iniciam às 8h30, na Feira dos Agricultores Ecologistas do Bonfim, em duas bancas cedidas para o Movimento Ambiental. O evento continua à tarde e no domingo, daí 25, próximo ao Monumento do Expedicionário. Em caso de chuva, as atividades acontecem no sábado à tarde, das 15h às 17h, na sala do Orquidário, também no Parque Farroupilha (Redenção).

Integra a programação do 350 Planeta em Movimento a realização de oficinas, teatro, protesto, bicicletada, mostra de tecnologias sustentáveis e a circulação de um abaixo-assinado demandando investimento efetivo em energia limpa e tecnologias sustentáveis.

A data é uma referência mundial de manifestações exigindo soluções para a crise climática. “Como o tema será Um dia para ir além dos combustíveis fósseis, participe. Venha de bicicleta, de patins, skate, ou simplesmente a pé”, destaca o presidente da Agapan, Francisco Milanez, ao salientar que diversas atividades estão sendo promovidas em todos os países. “Já temos confirmada exibição de filmes na sala do Orquidário, uma banquinha do Brique que vai expor os argumentos científicos para o quadro climático atual, a participação de um artista plástico com oficinas, enfim, será um dia especial pelo clima do planeta”, observa Milanez. As palestras serão das 15h30 às 17h, na sala do Orquidário.

PROGRAMAÇÃO 24 SET – FESTIVAL ECOLÓGICO REDENÇÃO
(leia abaixo)

24/setembro: Moving Planet - Um dia para ir além dos combustíveis fósseis


O que é o Movimento 350.org?



"Vamos levar a mensagem aos nossos governantes... Estamos aqui e queremos mudanças".

A Agapan junta-se ao Movimento Mundial 350 graus,e ao Greenpeace em Porto Alegre para compartilharmos novas perspectivas sobre o uso das energias, em substituição dos combustíveis fósseis.

Veja participar, esperamos você nesta campanha.

ONDE: PARQUE DA REDENÇÃO.
CONCENTRAÇÃO PRINCIPAL EM FRENTE AO MONUMENTO AO EXPEDICIONÁRIO
QUANDO:24 DE SETEMBRO, SÁBADO, das 14 h às 18h

PROGRAMAÇÃO:

14h:
Abertura: Dança Circular.
Intervenção Vaga-Viva (exposição contínua)
Abertura da banca de informações do Planeta – AGAPAN (exposição contínua)
Central de Abaixo-Assinados: Código Florestal, Belo Monte e Carta ao Governo do RS pedindo políticas energéticas limpas (exposição contínua)
Espaço EARTH: Arte reciclável transmitindo mensagem para o Planeta.
Espaço Greenpeace: Mude o Clima!

15h:
#Proteste! Caminhada de protesto Contra a Crise do Clima (caminhada no eixo do Parque)

15h45min:
10 Minutos Silêncio para pensar (protesto pacífico) mentalizando paz no Trânsito.

16h:
Conversa sobre o Planeta: “Para Vencer a Crise do Clima!” (Orquidário)

16h30min:
Abrace a Causa! Abraços grátis (Free Hugs) para espalhar a idéia. (caminhada no eixo do Parque)

17h:
Bicicletada além dos Combustíveis Fósseis (saída no Arco)
Conversa “A tecnologia já existe!” expondo painéis solares e esclarecendo dúvidas com o eng. Maccarini.

17h30min:
Flash Mob 350

17h45min:
Encerramento

Em caso de chuva no sábado, o evento será feito sabado a tarde das 15-17hrs no orquidario;

Para conhecer este movimento de pessoas no mundo inteiro:
.

Evento em 2009:

18 setembro 2011

AGAPAN presente nos mais altos pontos do Estado em plena semana farroupilha, através dos caminhantes Francisco Milanez e Jorge Waquil que foram à pé de Dois Irmãos à Santa Maria do Herval passando pelo topo divisor de águas em de São José do Herval, no sábado 17/09/11.






13 setembro 2011

Pedalada reúne mais de 150 pessoas no domingo








Mais de 150 pessoas participaram da Pedalada pela Paz, que aconteceu no último domingo, em Porto Alegre, e que homenageou os 40 Anos da Agapan (Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural), completados em 27 de abril. “Estamos promovendo atividades durante todo o ano e esse passeio ciclístico muito nos honra e fortalece”, afirmou Francisco Milanez, presidente da Agapan, que percorreu de bicicleta da Usina do Gasômetro até o Jardim Botânico, onde foi realizada a 8ª edição do JardinAção. Durante o percurso, que passou pela Redenção e o Parcão, várias pessoas se juntaram à Pedalada, inclusive crianças.

Para Milanez, “a proposta do passeio ciclístico vai além das energias renováveis ou alternativas. Pedalar gera energia para o corpo, é uma forma saudável de transporte e de relacionamento com o mundo”. Já a presidenta da Câmara de Vereadores, Sofia Cavedon (PT), que também participou da Pedalada, destacou a importância da cidade oferecer ciclovias. “Precisamos incentivar esse meio transporte, que não polui e que favorece nossa saúde”, disse.

A Pedalada encerrou no Jardim Botânico, onde acontecia a JardinAção VIII, reunindo atividades vivenciais, palestras, atendimento na área da saúde, oficinas e apresentações musicais, prestigiadas por centenas de pessoas.

Marcelo Sgarbossa, do movimento Massa Crítica, que incentiva a bicicleta como meio de transporte democrático e sustentável, e que promove passeios ciclísticos toda a última sexta-feira de cada mês, com saída às 18h30, do Largo Zumbi dos Palmares, anuncia novas atividades. No próximo domingo, dia 18, tem Brique da Bike, a partir das 14h, na Cidade da Bicicleta, no bairro Menino Deus. No dia 22, Dia Mundial Sem Carro, a saída do passeio é às 18h, do Largo Zumbi dos Palmares. Dia 25 é a vez do Via Vida. Mais informações pelo http://vadebici.wordpress.com/

09 setembro 2011

Pedalada no domingo homenageia 40 Anos da Agapan




Em 11 de setembro, passeio ciclístico pela paz presta homenagem aos 40 Anos da primeira entidade ambiental brasileira.


No ano em que a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) completa 40 anos de lutas e histórias, e que tem sua Sede destruída no dia seguinte ao Dia Mundial do Meio Ambiente, várias atividades estão previstas. A próxima será neste domingo, dia 11, numa Pedalada, que vai da Usina do Gasômetro até o Jardim Botânico, onde acontece a JardinAção VIII.


A Pedalada partirá às 10h da área da Chaminé do Gasômetro, fazendo o Caminho dos Parques, passando pela Redenção e pelo Parcão. “Depois iremos pedalar até o JardinAção, no Jardim Botânico”, destaca um dos organizadores da homenagem à Agapan, Luís Maccarini, engenheiro elétrico, integrante do Instituto Caminho do Meio e do Massa Crítica, e que durante a JardinAção vai expor seu trabalho com “Energia Fotovoltaica: mundo livre de petróleo e centrais nucleares”.


PAZ E ENERGIAS

“Na data em que o mundo lembra os 10 anos do ataque às torres gêmeas em Nova Iorque, queremos reunir as pessoas para uma atividade pela paz, que será essa pedalada por alguns de nossos parques”, destaca Maccarini.


Para o presidente da Agapan, Francisco Milanez, “nada poderia ser mais importante do que essa homenagem vinda de pessoas que reveem as formas de se viver na cidade”. Para ele, através do pedal é possível recuperar diversas visões da cidade. Milanez destaca ainda a questão energética da pedalada. “A proposta do passeio ciclístico vai além das energias renováveis ou alternativas, ela passa pela energia do corpo que, através do alimento, acelera pelo pedal”, observa Milanez, ao resumir que “pedalar gera energia, é uma forma saudável de transporte e de relacionamento com o mundo”.

A JardinAção acontece no Jardim Botânico no domingo, dia 11, das 10h às 17h, e reunir atividades vivenciais, palestras, atendimento na área da saúde, oficinas e apresentações musicais. A entrada é 1kg de alimento não perecível.


Informações
Assessoria de Imprensa da Agapan/RS

Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues

http://cicloativos.lappus.org

foto: A tecnología implementada nesta bicicleta está inspirada na F1. (Foto: EP)The Copenhagen Wheel’ nome dado por seus inventores é equipada com conexão Bluetooth e suporte para o iPhone. Foi inventado Instituto tecnológico de Massachusetts.