31 maio 2011

Dia 1º Junho: Congresso da Cidade terá seminário sobre Mobilidade Urbana




30/05/2011 17:09:32

Na próxima quarta-feira, 1º de junho, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) organizará um seminário sobre Mobilidade Urbana dentro do Eixo do Desenvolvimento Urbano e Ambiental do 5º Congresso da Cidade. Será o segundo grande encontro realizado pela instituição, que já organizou um seminário de regularização fundiária em abril.

O encontro será realizado às 19h, no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, na Avenida Ipiranga, 6681, Prédio 9. As palestras estarão sob responsabilidade do professor Rômulo Krafta, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e da arquiteta Nívea Oppermann, da Metroplan e da Faculdade de Arquitetura da Unisinos.

Além da PUC, o 5º Congresso da Cidade tem a adesão de outras três universidades gaúchas: Ufrgs, Unisinos e Ulbra.

O seminário é aberto ao público. Inscrições podem ser feitas pelo telefone 3289-6660.


Conheça também o Eixo da UFRGS: Desenvolvimento da Cidadania em: Cidadania


Notícia - Fonte: Comunicação Prefeitura de Porto Alegre/ PUCRS
Foto: Prefeitura de Munch Alemanha

30 maio 2011

Movimento em Defesa da Orla pede precaução ao Governo do RS em relação Projeto Cais do Porto

Revitalização do Cais e aproximação da população com o Guaíba são defendidas pelo grupo.

A coordenação do Movimento em Defesa da Orla do Rio Guaíba esteve reunida com o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Carlos Pestana, para tratar do Projeto de Revitalização do Cais do Porto. A audiência foi realizada no final da tarde desta quinta-feira, dia 26 de maio, junto ao gabinete do secretário, no Palácio Piratini, e teve a participação da presidenta da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Sofia Cavedon (PT). Ao final do encontro, Pestana solicitou alguns dias para analisar as propostas e reivindicações do Movimento, que pede acesso ao projeto. "Queremos conhecer o projeto, pois nos preocupam os impactos que possa provocar na mobilidade urbana e ao patrimônio histórico e cultural de nossa cidade", afirma Anadir Alba, integrante do Movimento e coordenadora da Região de Planejamento R7, situada nos bairros Assunção, Ipanema e Pedra Redonda.

De acordo com o documento entregue a Pestana, o princípio da precaução é consideração principal do Movimento, em especial quanto à mobilidade urbana, cujos efeitos sobre a cidade serão desastrosos, "já que são pensadas cinco mil vagas de estacionamento dentro do Cais do Porto, que serão trazidos a circular no centro histórico da cidade".

Para os representantes do Movimento, o Projeto do Cais deve ser integrado ao Centro Histórico da cidade e permitir a inclusão do Museu das Águas. "A estrutura comercial no centro histórico, carente de revitalização, condena prédios hoje subutilizados ao inteiro sucateamento, criando dois ambientes, um cheio de luzes e outro relegado ao abandono", compara o documento. Eduíno de Mattos destaca que o Projeto do Cais não se relaciona com o Iphan, que recupera a Praça da Alfândega. "Isso é um absurdo", questiona.

Ao mesmo tempo que solicita cautela ao analisar as reivindicações ao Projeto do Cais, os coordenadores do Movimento em Defesa da Orla pedem a reabertura da discussão com a sociedade. "Queremos a revitalização, desde que esta não implique em distorções do crescimento urbano, comprometendo a estrutura histórica da nossa capital", afirma Sylvio Nogueira, da Associação dos Moradores do Centro, ao defender ainda esclarecimentos sobre o processo de licitação das obras do Cais.

"Nosso objetivo com esse documento, que chama a atenção para os impactos ambientais, sociais, culturais e de estrutura da cidade, é qualificar a opinião do Governo do Estado", finaliza Milton Cruz, que também é coordenador do Comitê Multidisciplinar do Museu das Águas, que integra o Movimento em Defesa da Orla do Rio Guaíba.

Informações
Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues

Dia 31/05: Alimentos orgânicos e segurança alimentar serão abordados nesta Terça Ecológica em Porto Alegre


Evento é gratuito e integra Semana do Alimento Orgânico, que vai até 5 de junho.

“É importante que as pessoas priorizem o consumo de alimentos limpos de agrotóxicos, por serem mais saudáveis”. A afirmação é da nutricionista Regina Miranda, presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea-RS) e gerente técnica adjunta da Emater/RS-Ascar. Regina e o agricultor ecologista Salvador Rosa da Silva, o Dodô, que há 12 anos produz folhosas, frutas, ovelhas e vacas, numa área de 18 mil metros quadrados no bairro Lami, em Porto Alegre, participam nesta terça-feira, dia 31, da tradicional Terça Ecológica. Com o tema “Segurança e Soberania Alimentar: Orgânicos e Agricultura Familiar”, o debate é gratuito e será realizado no auditório do Escritório Central da Emater/RS-Ascar, no bairro Menino Deus, na rua Botafogo, 1051, em Porto Alegre. O objetivo é abordar da produção ao consumo de orgânicos e salientar a importância da segurança e soberania alimentar sustentável.

A Terça Ecológica, promovida pelo Núcleo de Ecojornalistas do RS há mais de 17 anos, é mensal e gratuita e reúne jornalistas, comunicadores, estudantes, ONGs e demais movimentos sociais e ambientais, no debate de temas atuais. “Neste mês, nossa parceria é com a Emater, pela valorização e incentivo às práticas agroecológicas, num momento em que são evidenciadas as consequências dos agrotóxicos sobre os alimentos e a saúde humana e do planeta”, defende Juarez Tosi, coordenador do Nej.

ESTREITA RELAÇÃO COM A SAÚDE

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo e várias doenças têm atingido a população, seja na ingestão de alimentos contaminados, seja na aplicação desses agroquímicos nas lavouras. “A inserção de químicos na agricultura degradou o ambiente e fez com que o solo perdesse sua qualidade nutritiva”, diz Regina, ao observar que as consequências estão nos sistemas agrário e de saúde. “É estreita a relação entre alimentos orgânicos e saúde, pois um solo nutritivo só pode gerar alimentos nutritivos”.

Para Regina, “a diversidade de nossos hábitos foi alterada e, hoje, é preciso estarmos conscientes de que, para ter saúde, é preciso práticas saudáveis e acesso a alimentos de preferência orgânicos, integrais e de época”, diz, ao citar ainda a prática de exercícios físicos.

“Açúcar, farinha branca e sal em excesso têm provocado sobrepeso em muitas pessoas”, analisa Regina. A nutricionista diz lamentar que a Medicina ainda não se debruçou para estudar as consequências do uso e do consumo dos agrotóxicos, “mas as evidências são grandes”, afirma, ao citar casos de câncer e tumores, morte precoce, doenças degenerativas, problemas articulares e de fertilidade, má formação fetal e depressão, “o mal do século”, diz. “Quem consome alimentos cultivados com agrotóxicos não está livre de nada disso, pois o efeito dos agrotóxicos no nosso organismo é lento, cumulativo e não é expulso do nosso corpo”, afirma Regina.

Para a nutricionista, as pessoas precisam fazer escolhas saudáveis, dar preferência a alimentos ecológicos, diminuir o consumo de alimentos industrializados, escolher alimentos integrais, gãos, cereais e leguminosas. “Arroz e feijão todos os dias, pra repor nossas carências de minerais e vitaminas e cultivar e utilizar muitos temperos, que agregam sabor aos pratos”. Regina salienta ainda que, nas refeições, as pessoas devem prestar atenção aos cinco sentidos, “que orientam milernamente a humanidade”, consumindo alimentos de gostos, cores, sabores, cheiros e consistências diferentes. “Temos essa diversidade toda à disposição, só precisamos preservá-la e degustá-la”, finaliza.

AGRICULTURA

Dodô, o outro palestrante da Terça Ecológica, há 12 anos produz folhosas, frutas, ovelhas e vacas, numa área de 18 mil metros quadrados no bairro Lami. Ele se diz preocupado em produzir para abastecer o mercado, “que cada vez mais pede alimentos ainda mais saudáveis”. Todo sábado de manhã, o agricultor, entusiasta da produção orgânica, comercializa seus produtos nas bancas 2 e 4 da Feira do Bonfim, em Porto Alegre.

A terça-feira, 31, de Dodô será agitada. Das 9h às 13h, ele participa do Banco de Sementes e Mudas Crioulas Agroecológicas, que acontece no Cad (Centro Agrícola Demonstrativo), Estrada Bérico Bernardes, 2939, na Vila Planalto, em Viamão. O objetivo é formar uma Opac (Organismo Participativo da Avaliação da Conformidade Orgânica) de Produtores Agroecológicos de Porto Alegre e Viamão, que reunirá técnicos e consumidores na identificação de sementes crioulas, registro e definição dos chamados guardadores. Ainda no Cad, a partir das 13h, acontece Tarde de Campo, com estações voltadas às práticas agroecológicas. À noite, às 19h, é a vez de Dodô falar de sua experiência como produtor ecologista e as vantagens para a saúde de sua família e dos consumidores, durante a Terça Ecológica. O debate acontece no auditório do Escritório Central da Emater/RS-Ascar, que fica na rua Botafogo, 1051, quase esquina com a avenida Érico Veríssimo.

Informações
Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues
EcoAgência de Notícias Ambientais e Emater/RS-Ascar

28 maio 2011

Porto Alegre: Semana do Alimento Orgânico de 29/ maio a 05/ junho



Produção e consumo de orgânicos é tema da Terça Ecológica deste mês



No próximo domingo, dia 29, inicia-se a 7ª Semana do Alimento Orgânico, que agrega várias atividades, abordando da produção ao consumo agroecológico. Entre os eventos, destaque para a Terça Ecológica, promovida há 17 anos pelo Núcleo de Ecojornalistas do RS. Neste mês, a Terça Ecológica será realizada na próxima terça-feira, dia 31, às 19h, no auditório do Escritório Central da Emater/RS-Ascar, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, com entrada franca. Com o tema “Segurança e Soberania Alimentar: Orgânicos e Agricultura Familiar”, participam do debate a nutricionista Regina Miranda, presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e gerente técnica adjunta da Emater/RS-Ascar, e o agricultor ecologista Salvador Rosa da Silva, o Dodô, que há 12 anos produz folhosas, frutas, ovelhas e vacas, numa área de 18 mil metros quadrados no bairro Lami, e que tem, como preocupação, produzir para abastecer o mercado, “que pede alimentos mais saudáveis”, diz. Dodô, todo sábado de manhã, comercializa seus produtos nas bancas 2 e 4 da Feira do Bonfim.

A Terça Ecológica, promovida pelo Núcleo de Ecojornalistas do RS, é mensal e gratuita. O evento reúne jornalistas, comunicadores, estudantes, ONGs e demais movimentos sociais e ambientais para debater temas atuais. “Neste mês, nossa parceria é com a Emater, pela valorização e incentivo às práticas agroecológicas, num momento em que são evidenciadas as consequências dos agrotóxicos sobre os alimentos e a saúde humana e do planeta”, defende Juarez Tosi, coordenador do Nej-RS.

FEIRAS

Integra a programação da Semana do Alimento Orgânico a Feira de divulgação de agroindústrias familiares gaúchas de produtos orgânicos, que acontece dias 30 e 31 de maio e 1º de junho no Centro Administrativo Fernando Ferrari, junto à Secretaria de Desenvolvimento Rural, com comercialização de produtos orgânicos, como sucos, geleias, panificados e vinhos, provenientes da agricultura familiar, buscando aproximar produtores e consumidores.

No dia 1º, quarta-feira, das 13h30 às 19h, na Feira Ecológica do Menino Deus, haverá Banca da Biodiversidade, com música ao vivo e sorteio de cestas com alimentos orgânicos. Haverá ainda apresentações audiovisuais de propriedades de produção orgânicas, que visem ao equilíbrio ecológico, à sustentabilidade, ao uso de sementes crioulas e a práticas conservacionistas, distribuição de sementes e hortaliças e sorteio de cestas ecológicas. Ainda na Feira Ecológica do Menino Deus, sábado, dia 4, das 7h30 às 12h30, terá Oficina sobre alimentos orgânicos com degustação, Banca da Biodiversidade e sorteio de cestas com alimentos orgânicos.

A Semana dos Alimentos Orgânicos acontece desde 2005 e tem como proposta esclarecer a sociedade e, mais especificamente o consumidor urbano, sobre o que é de fato um produto orgânico, que alia produção agropecuária com propostas ambientalmente corretas, socialmente justas, economicamente viáveis e culturalmente aceitas.

O Escritório Central da Emater/RS-Ascar fica na rua Botafogo, 1051, quase esquina com a avenida Érico Veríssimo.


Dia 31 de Maio/ Terça-feira
Hora: 19 horas
Auditório da Emater/Ascar RS
Rua Botafogo, 1051
Entrada franca

Realização:
Núcleo dos Ecojornalistas Nej
Emater Ascar RS
Governo do Estado do Rio Grande do Sul


matéria:
Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues
EcoAgência de Notícias Ambientais e Emater/RS-Ascar

25 maio 2011

Que país é este? Que Código é este?







Charges:
Eugenio, Ivan Cabral, Santiago,Angeli, Vecente, Moa, Angeli.

Que país é este? Aprovaram as mudanças no Código Florestal Brasileiro


Que país é este que ignora as mudanças climáticas, as alterações que estão previstas para o futuro-rápido do planeta e que já iniciaram a causar problemas de enchentes e desastres ambientais?

Foi aprovado ontem as alterações no Código Florestal Brasileiro por 410 deputados federais versus 63 contra. Permitindo o aumento do desmatamento, abolição de antigas dívidas de desmatamento e a retirada de importantes leis ambientais de segurança e preservação do nosso Brasil. Já tão ameaçada hoje, imagine sem as leis?

Mesmo com o apelo de dez ex-ministros do meio ambiente contra o novo Código, no Ano Internacional das Florestas, e há 13 dias do Dia Mundial do Meio Ambiente (dia 5 de Junho).

Não podemos parar, não vamos desistir. Vamos continuar e pressionar o Senado e a presidente Dilma para que não permita este enganoso Código.


Veja como os partidos votaram, e na próxima eleição não vote neles.

Resultado da votação

Sim: 410
Não: 63
Abstenção: 1
Total da Votação: 474
Art. 17: 1
Total Quorum: 475
Obstrução: 1

Orientação
PT: Sim
PMDB: Sim
PsbPtbPcdob: Sim
PrPrbPtdobPrtbPrpPhsPtcPsl: Sim
PSDB: Sim
DEM: Sim
PP: Sim
PDT: Sim
PvPps: Não
PSC: Sim
Repr.PMN: Sim
PSOL: Não
Minoria: Sim
GOV.: Sim



Como votaram os deputados gaúchos:

Afonso Hamm/PP – Sim

Alceu Moreira/PMDB – Sim

Assis Melo/PCdoB – Sim

Bohn Gass/PT – Sim

Danrlei De Deus Hinterholz/PTB – Sim

Darcísio Perondi/PMDB – Sim

Enio Bacci/PDT – Sim

Fernando Marroni/PT – Não

Giovani Cherini/PDT – Sim

Henrique Fontana/PT – Não

Jeronimo Goergen/PP – Sim

José Otávio Germano/PP – Sim

José Stédile/PSB – Sim

Luis Carlos Heinze/PP – Sim

Luiz Noé/PSB – Sim

Manuela D`ávila/PCdoB – Sim

Marco Maia PT – Presidiu a sessão – Art. 17

Marcon/PT – Não

Mendes Ribeiro Filho/PMDB – Sim

Nelson Marchezan Junior/PSDB – Sim

Osmar Terra/PMDB – Sim

Paulo Pimenta/PT – Não

Renato Molling/PP – Sim

Ronaldo Nogueira/PTB – Sim

Ronaldo Zulke/PT – Sim

Sérgio Moraes/PTB – Sim

Vieira da Cunha/PDT – Não

Vilson Covatti/PP – Sim

(os que votaram Sim, infelizmente votaram favoráveis às nefastas alterações no Código Florestal Brasileiro)

24 maio 2011

Ambientalistas podem ir à Justiça

Movimento verde cogita contestar constitucionalidade do Código Florestal

Crédito: fabiano do amaral

Ambientalistas podem recorrer à Justiça caso o novo Código Florestal seja aprovado nesta terça-feira. A informação foi confirmada pelo conselheiro da Agapan Francisco Milanez. "O texto oficializa o aumento do desmatamento e vai contra tratados internacionais assinados pelo Brasil." Reunidos ontem no Brique da Redenção, manifestantes, que entregavam panfletos visando conscientizar a população, confirmaram que, em nível nacional, entidades já estariam se articulando junto à Ordem dos Advogados do Brasil e Ministério Público para questionar a constitucionalidade da lei. "Se houver anistia e impacto nas Áreas de Preservação Permanente (APPs), vamos recorrer", disse o representante do Fórum Gaúcho em Defesa do Código Florestal, José Fonseca. De acordo com o presidente da OAB-RS, Claudio Lamachia, a entidade tem legitimidade para entrar com Adin e vai ficar atenta. "Vamos aguardar a evolução das negociações, mas a possibilidade sempre vai existir."

Segundo um dos fundadores do Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente (Movdema), Paulo Brack, a distribuição de panfletos e o trabalho de corpo a corpo continua hoje e amanhã. A intenção é de levar as informações aos deputados federais da bancada gaúcha que estiverem embarcando para Brasília no Aeroporto Salgado Filho.

O vice-presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, disse que espera uma "votação sensata", que alie o equilíbrio entre a proteção ambiental e a manutenção da agricultura familiar. "Se for assim, a lei não será inconstitucional." Líderes fecharam acordo para tentar, pela terceira vez, votar a matéria. PV e PSol prometem obstruir a pauta.

http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=116&Numero=235&Caderno=0&Noticia=296323

21 maio 2011

Porto Alegre: Manifetação DOMINGO, DIA 22, Sua vida vai piorar se o Código Florestal Mudar.

O FÓRUM GAÚCHO EM DEFESA DO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO decidiu aproveitar o tempo que ainda falta para a votação do relatório para manifestações públicas contra as criminosas mudanças propostas no dito relatório.

Foi concenso a realização neste domingo, dia 22, no Brique da Redenção, de uma concentração com o maior número possível de companheiros(as), levando cadeiras, chimarão e etc...Teremos uma faixa com os seguintes dizeres:" SUA VIDA VAI PIORAR SE O CÓDIGO FLORESTAL MUDAR". Teremos também panfletos para a distribuição.

Para cumprir com esta tarefa é preciso que todos e todas que estão recebendo este email se organizem para lá comparecer, de preferência com roupas de cor verde.

Atividade: Concentração e panfleteação
Onde: Brique da Redenção, próximo ao Monumento do Expedicionário.
Quando: Domingo, dia 23, início da concentração às 9h30.


Até lá!!

Revista The Ecologist: Poder e energia para o povo


Florestas Patrimônio da Humanidade PACto solar e eólico:
Poder e Energia para o povo.

Leia a nova edição da revista Ecologist Brasil.
O ambiente natural tratado com matérias, reflexões, abordagens que visam realmente a sua proteção ambiental.

Assuntos da próxima edição:

  • PODER E ENERGIA PARA O POVO GREEN POWER TO THE PEOPLE
  • DESENVOLVIMENTO LIMPO
  • CAOS, ESPERANÇA E FÉ
  • ECONOMIA FEMINISTA E ECOLOGISTA
  • A ENERGIA NUCLEAR É UM DESASTRE ECOLÓGICO
  • DESCONSTRUINDO OS MITOS DA ENERGIA NUCLEAR
  • PELO FIM DO USO DA ENERGIA NUCLEAR
  • MUTIRÃO FOTOVOLTAICO
  • ENCONTRO LATINOAMERICANO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E BARRAGENS
  • URUGUAI PLANEJA METADE DA ENERGIA COM FONTES RENOVÁVEIS
  • O DESMATAMENTO É A CAUSA DOS EVENTOS EXTREMOS DO CLIMA
  • EM DEFESA DO CÓDIGO FLORESTAL E DA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS
  • FLORESTAS POR QUE ELAS SÃO IMPORTANTES?
  • A MAIORIA NÃO QUER COMER TRANSGÊNICOS
  • PARA ALIMENTAR O MUNDO?
  • A NATUREZA DA DISCUSSÃO
  • LIBERDADE À MESA! CHEGA DE TRANSGÊNICOS!
  • SOJA TRANSGÊNICA, SENTENÇA DE MORTE
  • “Y NUESTROS BUQUES VOLVIERAN”
  • DIREITO AMBIENTAL, E LEGITIMAÇÃO: COSTRUINDO UMA NOVA
    RACIONALIDADE JURÍDICO-AMBIENTAL




No sábado dia 28 de maio será lançada na Feira Ecológica.

Banca de livros do Augusto Carneiro
Av José Bonifácio esquina Osvaldo Aranha
Primeira quadra da feira (ao lado do HPS)

Edição: Vanéte Farias Lopes e Rejane Maria Ludwig
Contato: theecologist@terra.com .br

16 maio 2011

CRISTIANO PACHECO NO CIDADANIA AMBIENTAL

Advogado, Cristiano Pacheco tem utilizado a sua profissão na militância em favor do ambiente natural e maior qualidade de vida. Faz mestrado em Direito Ambiental na Universidade de Caxias do sul. É diretor executivo do Instituto Justiça Ambiental - IJA e militante do Sea Shepherd. Ele é o convidado do Cidadania Ambiental desta semana que será apresentado ao vivo nesta terça-feira, a partir das 20 horas.

O Cidadania Ambiental é transmitido na rádio Ipanema Comunitária 87,9 FM todas as terças, com retransmissão aos sábados, a partir do meio-dia.

Apresenta e produz o programa o jornalista João Batista Aguiar. Na mesa de som, Lothar Gutierrez.

Toda a programação da Ipanema Comunitária pode ser escutada na frequência FM 87,9 Mhz, na região do bairro Ipanema, em Porto Alegre, ou pela INTERNET, ao vivo, com link no endereço http://www.ipanemacomunitaria.com.br.

Para contatos com a Rádio, utilize o email: radio@ipanemacomunitaria.com.br

14 maio 2011

José Lutzenberger homenageado na Feira Ecológica


Para registrar o evento de hoje...

No dia em que se completa nove anos de partida, 14 de maio, o ambientalista José Lutzenberger é homenageado na Feira dos Agricultores Ecologistas, FAE. Assíduo frequentador da feira localizada próxima a sua casa, no Bairro Santana em Porto Alegre, o ecologista foi um grande defensor e propagador de cultivos livres de venenos e adubos químicos.

Lutz percorreu vários locais do Rio Grande do Sul durante a década de 1970 para divulgar a importância da agricultura regenerativa, atualmente popularizada como orgânica ou ecológica. "Até hoje lembro das palavras dele, quando foi à nossa região, recomendando que voltássemos às práticas agrícolas que nossos pais e avós faziam" comenta Aldacir Menoncin Bellé, produtora do município de Antônio Prado.

Oficina de cactus e suculentas, informações do ambientalista sobe energia nuclear e as atividades da Fundação Gaia estão entre as atrações programadas na FAE para este sábado. As homenagens acontecem na Banca do Meio, ao lado do caldo-de-cana, localizada no canteiro central da avenida José Bonifácio em Porto Alegre.

Cactus e suculentas

Atento observador da natureza, Lutzenberger tinha um grande fascínio pelas cactáceas e suculentas, plantas rústicas que apresentam flores surpreendentes. "Os cactos têm aparência agressiva e são capazes de sobreviver nos ambientes mais inóspitos e áridos. Além desta inacreditável capacidade de adaptação, de tempos em tempos, explodem em uma floração de beleza surpreendente", comenta Fernando Bergamin.

Formado em agronomia, Bergamin conheceu o ambientalista em 1985, quando ainda estava na faculdade, e três anos depois foi trabalhar para ele na empresa Vida. O encantamento pelas plantas rústicas contagiou o jovem agrônomo que desenvolveu uma coleção particular, cujas mudas encontram-se expostas na banca do Sítio Nahyr e podem ser adquiridas por apreciadores dessas espécies.

Qual a diferença entre um cactus e uma suculenta? Além da responder a esta dúvida, às 10h, Bergamin ensina formas de semeadura e transplante, mostra os substratos mais adequados, as técnicas e os cuidados necessários para cultivar essas plantas peculiares. As atividades fazem parte de uma oficina gratuita oferecida aos frequentadores da feira e trazem à atualidade o conhecimento deixado por Lutzenberger.

Legado Lutzenberger

A agricultura regenerativa estava entre as tecnologias brandas defendidas pelo ambientalista que antes dos desastres acontecerem, já alertava para os perigos e consequências catastróficas do uso da energia nuclear. Tocada pela tragédia ocorrida no Japão, Lilly Lutzenberger resumiu três artigos Os Perigos da Poluição Nuclear, Os Custos Ambientais do Uso ?Pacífico? da Energia Nuclear e Aprendiz de Feiticeiro escritos por seu pai que esclarecem como ocorre a geração de tal energia e suas consequências irrecuperáveis.

Na Banca do Meio, os frequentadores da feira poderão consultar esse resumo que alerta sobre os perigos da energia nuclear. Alguns parágrafos do mesmo serão ampliados em pequenos cartazes para destacar tópicos fundamentais.. "Quando mexemos com o átomo, mexemos com mecanismos básicos da estrutura do Universo. Podemos produzir plutônio, podemos até consumi-lo no reator, mas jamais conseguiremos recuperar o plutônio disperso no ambiente, da mesma forma que jamais conseguiremos eliminar a radiação dos elementos radioativos ou alterar sua meia vida.? O link do texto completo, que se encontra na página da Fundação Gaia, entidade criada pelo ambientalista, também será disponibilizado aos interessados, www.fgaia.org.br/texts/ENERGIANUCLEAR%20..pdf.

Informações sobre as atividades da Fundação Gaia e imagens do Rincão, sede rural localizada em Pantano Grande, também podem ser apreciadas na Banca do Meio. Os livros do autor, que juntamente com os artigos, mostram como suas idéias continuam atuais e pertinentes, são encontrados na Via Sapiens, localizada ao lado da Banca do Arroz.

A Feira dos Agricultores Ecologistas acontece todos os sábados, das 7 às 13h, no canteiro central da primeira quadra da avenida José Bonifácio, junto à Osvaldo Aranha, em Porto Alegre.

Texto e informações: jornalista Cláudia Dreier (51) 9819 9887

A Terra está doente

artigo de Leonardo Boff

Que devolvemos à Terra como forma de gratidão e de compensação? Nada. Só agressão, exaustão de seus bens. Estamos conduzindo, todos juntos, uma guerra total contra a Terra. E não temos nenhuma chance de ganharmos essa guerra. Temo que a Mãe Terra se canse de nós e não nos queira mais hospedar aqui. Ela poderá nos eliminar como eliminamos uma célula cancerígena”, escreve Leonardo Boff, teólogo.

Segundo ele, “o momento é de resistência, de denúncia e de exigências de transformações nesse Código que modificado honrará a vida e alegrará a grande, boa e generosa Mãe Terra“.

Eis o artigo.

Lamento profundamente que a discussão do Código Florestal foi colocada preferentemente num contexto econômico, de produção de commodities e de mero crescimento econômico.

Isso mostra a cegueira que tomou conta da maioria dos parlamentare e também de setores importantes do Governo. Não tomam em devida conta as mudanças ocorridas no sistema-Terra e no sistema-Vida que levaram ao aquecimento global.

Este é apenas um nome que encobre práticas de devastação de florestas no mundo inteiro e no Brasil, envenenamento dos solos, poluição crescente da admosfera, diminuição drástica da biodiversidade, aumento acelerado da desertificação e, o que é mais dramático, a escassez progresiva de água potável que atualmente já tem produzido 60 milhões de exilados.

Aquecimento global significa ainda a ocorrência cada vez mais frequente de eventos extremos, que estamos assistindo no mundo inteiro e mesmo em nosso pais, com enchentes devastadoras de um lado, estiagens prolongadas de outro e vendavais nunca havidos no Sul do Brasil que produzem grandes prejuizos em casas e plantações destruidas.

Só cegos e estupidificados pela ganância do lucro não vêem as conexões causais entre todos estes fenômenos.

A Terra está doente. A humanidade sofredora de 860 milhões passou, por causa da crise econômico-financeiro dos paises opulentos, onde grassam ladrões, salteadores de beira de estrada das economias populares, a um bilhão e cem milhões de pessoas.

Consequência: a questão não é salvar o sistema econômico-financeiro, não é produzir mais grãos, carnes e commodities em geral para exportar mais e aumentar o lucro.

A questão central é salvar a vida, garantir as condições fisico-químicas e ecológicas que garantem a vitalidade e integridade da Terra e permitir a continuidade de nossa civilização e do projeto planetário humano. A Terra pode viver sem nós e até melhor. Nós não podemos viver sem a Terra. Ela é nossa única Casa Comum e não temos outra. Ela é a Pacha Mama dos andinos, a grande mãe, testemunhada por todos os agricultores e a Gaia, da ciência moderna que a vê como um superorganismo vivo que se autoregula de tal forma que sempre se faz apto para produzir e reproduzir vida.

Então, é nossa obrigação manter a floresta em pé. É uma exigência da humanidade, porque ela pertence a todos, embora gerenciada por nós . O equilíbrio climático da Terra e a suficiência de água para a humanidade passa pela floresta amazônica. É ela que sequestra carbono, nos devolve em oxigênio, em flores, frutos e biomassa. Por isso temos que manter nossas matas ciliares para garantir a perpetuidade dos rios e a preservação da pegada hidrológica (o quanto de água temos a nossa disposição). É imperioso não envenenar os solos pois os agrotóxicos alcançam o nivel freático das águas, caem nos rios, penetram nos animais pelos alimentos quimicalizamos e acabam se depositando dentro de nossas células, nos entoxicando lentamente.

A luta é pea vida, pelo futuro da humanidade e pela preservação da Mãe Terra. Vamos sim produzir, mas respeitando o alcance e o limite de cada ecossistema, os ciclos da natureza e cuidando dos bens e serviços que Mãe Terra gratuita e permanentemente nos dá.

Que devolvemos à Terra como forma de gratidão e de compensação? Nada. Só agressão, exaustão de seus bens. Estamos conduzindo, todos juntos, uma guerra total contra a Terra. E não temos nenhuma chance de ganharmos essa guerra. Temo que a Mãe Terra se canse de nós e não nos queira mais hospedar aqui. Ela poderá nos elimiar como eliminamos uma célula cancerígena. Devemos devolver seus beneficios, com cuidado, respeito, veneração para que ela se sinta mãe amada e protegida e nos continue a querer como filhos e filhas queridos.

Mas não foi a devastação que fomos criados e estamos sobre esse ridente Planeta. Somos chamados a ser os cuidadores, os guardiães desta herança sagrada que o Universo e Deus nos entregaram. E vamos sim salvar a vida, proteger a Terra e garantir um futuro comum, bom para todos os humanos e para a toda a comunidade de vida, para as plantas, para os animais, para os demais seres da criação.

A vida é chamada para a vida e não para a doença e para morte. Não permitiremos que um Codigo Florestal mal intencionado ponha em risco nosso futuro e o futuro de nossos filhos, filhas e netos. Queremos que eles nos abençoem por aquilo que tivermos feito de bom para a vida e para a Mãe Terra e não tenham motivos para nos amaldiçoar por aquilo que deixamos de fazer e podíamos ter feito e não fizemos.

O momento é de resistência, de denúncia e de exigências de transformações nesse Código que modificado honrará a vida e alegrará a grande, boa e generosa Mãe Terra.

(Ecodebate, 09/05/2011)

Publicado pelo IHU On-line,.

Agapan

13 maio 2011

Seminário Memórias e Patrimônios Culturais Indígenas nas Terras Baixas da América do Sul

O Museu Antropológico do Rio Grande do Sul, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, apresenta:

Seminário Memórias e Patrimônios Culturais Indígenas nas Terras Baixas da América do Sul
17, 18 e 19 de maio de 2011
Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo – Andradas, 1223
Inscrições: por e-mail (preencher formulário anexo): mars@cultura.rs.gov.br

MUSEU ANTROPOLÓGICO DO RIO GRANDE DO SUL
O certificado de participação no evento (12h) será fornecido pelo Museu Antropológico do Rio Grande do Sul, em até 30 dias, devendo ser retirado em sua sede, na Rua dos Andradas nº 1234 sala 1009,
das 9h às 18h.

PROGRAMAÇÃO
17/Maio Terça-feira
14:45 – ABERTURA
15:00 – PAINEL “Diversidade Cultural, Políticas Públicas e Direitos Indígenas no Tempo Presente”
Arilza Almeida – Museu do Índio/RJ
Sinara Robin – UFRGS – UNISINOS
Mirian Balestro – MPE/RS
Walmir Pereira – MARS – UNISINOS
(coordenação: MARS)


18/Maio Quarta-feira
15:00 – PAINEL “Memórias, Museus e Patrimônios – A Visão dos Povos e Coletivos Indígenas no Rio Grande do Sul”
Mário Karaí – GUARANI
Leonir José Teixeira – XOKLENG ZAGAUA
João Maria Fortes – KAINGANG – Asses. Pedagógica SEDUC/RS
Maria Acuab - CHARRUA
(coordenação: CEPI/RS)
17:00 – PAINEL “Memória, Patrimônio e Historicidade Ameríndia nas Terras Baixas da América do Sul”
Eloísa Capovilla Ramos – PPG História UNISINOS
Beatriz Muniz Freire – IPHAN/RS
Ana Gita de Oliveira – IPHAN/DF
Marcos Beber – UNISINOS
(coordenação: MARS)

19/Maio Quinta-feira
17:00 – PAINEL “Ações Afirmativas, Interculturalidade e Políticas Patrimoniais no Brasil Contemporâneo”
Laura Cecília Lopes - UNISINOS
Danilo Braga – KAINGANG – MS História UFRGS
Beatriz Muniz Freire – IPHAN/RS
José Baldissera – UNISINOS
(coordenação: MARS)


Realização: CEEE Erico Veríssimo - CEEE - Governo do Estado do RS
Apoio Cultural:
Prefeitura de Cachoeirinha - SMED

Maiores informações:
51 3228-7664
mars@cultura.rs.gov.br
MUSEU ANTROPOLÓGICO DO RIO GRANDE DO SUL

11 maio 2011

Convite: Ação contra as Mudanças no Código Florestal dia 12/Maio as 11 horas

SOS Florestas na sua cidade


Dia 12 de maio
Local: Parque da Redenção junto ao espelho d´água
Horário: 11 horas

Estamos nos mobilizando para impedir a aprovaçao do PL 1876/99 que altera o Código Florestal. O Código Florestal é o conjunto de leis que ordena a ocupação e a preservação de florestas e outras áreas naturais no país.

O relatório de autoria do Deputado Federal Aldo Rebelo (PCdo B/SP) que está sendo discutido em Brasília enfraquece as leis que protegem as matas, o solo, as àguas, o clima e a biodiversidade tanto no campo como na cidade.

Apoio:

Agapan
Beto Moesch vereador
Comitê do Lago Guaíba
CNBB
SOS Mata Atlântica
Projeto Mira Serra
WWF

09 maio 2011

Ação de Ciberativismo: "Senhor Deputado não vote contra o Futuro do Brasil. Diga não as alterações no Código Florestal


Senhor(a) Deputado(a) - Não vote contra o Futuro do Brasil
Diga Não as alterações no Código Florestal
dep.abelardocamarinha@camara.gov.br,
dep.abelardolupion@camara.gov.br,
dep.acelinopopo@camara.gov.br,
dep.ademircamilo@camara.gov.br,
dep.adrian@camara.gov.br,
dep.aeltonfreitas@camara.gov.br,
dep.afonsohamm@camara.gov.br,
dep.aguinaldoribeiro@camara.gov.br,
dep.albertofilho@camara.gov.br,
dep.albertomourao@camara.gov.br,
dep.alceumoreira@camara.gov.br,
dep.aldorebelo@camara.gov.br,
dep.alessandromolon@camara.gov.br,
dep.alexcanziani@camara.gov.br,
dep.alexandreleite@camara.gov.br,
dep.alexandreroso@camara.gov.br,
dep.alexandresantos@camara.gov.br,
dep.alfredokaefer@camara.gov.br,
dep.alfredosirkis@camara.gov.br,
dep.aliceportugal@camara.gov.br,
dep.alinecorrea@camara.gov.br,
dep.almeidalima@camara.gov.br,
dep.amauriteixeira@camara.gov.br,
dep.anaarraes@camara.gov.br,
dep.andersonferreira@camara.gov.br,
dep.andredias@camara.gov.br,
dep.andrefigueiredo@camara.gov.br,
dep.andremoura@camara.gov.br,
dep.andrevargas@camara.gov.br,
dep.andrezacharow@camara.gov.br,
dep.andreiazito@camara.gov.br,
dep.angeloagnolin@camara.gov.br,
dep.angelovanhoni@camara.gov.br,
dep.anibalgomes@camara.gov.br,
dep.anthonygarotinho@camara.gov.br,
dep.antonialucia@camara.gov.br,
dep.antonioandrade@camara.gov.br,
dep.antoniobalhmann@camara.gov.br,
dep.antoniobrito@camara.gov.br,
dep.antoniobulhoes@camara.gov.br,
dep.antoniocarlosmagalhaesneto@camara.gov.br,
dep.antoniocarlosmendesthame@camara.gov.br,
dep.antonioimbassahy@camara.gov.br,
dep.antonioroberto@camara.gov.br,
dep.aracelydepaula@camara.gov.br,
dep.ariostoholanda@camara.gov.br,
dep.arlindochinaglia@camara.gov.br,
dep.arnaldofariadesa@camara.gov.br,
dep.arnaldojardim@camara.gov.br,
dep.arnaldojordy@camara.gov.br,
dep.arnonbezerra@camara.gov.br,
dep.aroldedeoliveira@camara.gov.br,
dep.arthurlira@camara.gov.br,
dep.arthuroliveiramaia@camara.gov.br,
dep.arturbruno@camara.gov.br,
dep.assiscarvalho@camara.gov.br,
dep.assisdocouto@camara.gov.br,
dep.assismelo@camara.gov.br,
dep.atilalins@camara.gov.br,
dep.audifax@camara.gov.br,
dep.augustocarvalho@camara.gov.br,
dep.augustocoutinho@camara.gov.br,
dep.aureo@camara.gov.br,
dep.beneditadasilva@camara.gov.br,
dep.benjaminmaranhao@camara.gov.br,
dep.berinhobantim@camara.gov.br,
dep.bernardosantanadevasconcellos@camara.gov.br,
dep.betofaro@camara.gov.br,
dep.betomansur@camara.gov.br,
dep.biffi@camara.gov.br,
dep.bohngass@camara.gov.br,
dep.bonifaciodeandrada@camara.gov.br,
dep.brizolaneto@camara.gov.br,
dep.brunafurlan@camara.gov.br,
dep.brunoaraujo@camara.gov.br,
dep.camilocola@camara.gov.br,
dep.candidovaccarezza@camara.gov.br,
dep.carlailepedrosa@camara.gov.br,
dep.carlinhosalmeida@camara.gov.br,
dep.carlosalbertolereia@camara.gov.br,
dep.carlosbezerra@camara.gov.br,
dep.carlosbrandao@camara.gov.br,
dep.carloseduardocadoca@camara.gov.br,
dep.carlosmagno@camara.gov.br,
dep.carlosroberto@camara.gov.br,
dep.carlossampaio@camara.gov.br,
dep.carlossouza@camara.gov.br,
dep.carloszarattini@camara.gov.br,
dep.carmenzanotto@camara.gov.br,
dep.celiarocha@camara.gov.br,
dep.celsomaldaner@camara.gov.br,
dep.cesarcolnago@camara.gov.br,
dep.cesarhalum@camara.gov.br,
dep.chicoalencar@camara.gov.br,
dep.chicodangelo@camara.gov.br,
dep.chicodasverduras@camara.gov.br,
dep.chicolopes@camara.gov.br,
dep.cidaborghetti@camara.gov.br,
dep.claudiocajado@camara.gov.br,
dep.claudioputy@camara.gov.br,
dep.cleberverde@camara.gov.br,
dep.cristiano@camara.gov.br,
dep.dalvafigueiredo@camara.gov.br,
dep.damiaofeliciano@camara.gov.br,
dep.danielalmeida@camara.gov.br,
dep.daniloforte@camara.gov.br,
dep.danrleidedeushinterholz@camara.gov.br,
dep.darcisioperondi@camara.gov.br,
dep.davialcolumbre@camara.gov.br,
dep.davialvessilvajunior@camara.gov.br,
dep.deciolima@camara.gov.br,
dep.delegadoprotogenes@camara.gov.br,
dep.delegadowaldir@camara.gov.br,
dep.deley@camara.gov.br,
dep.devanirribeiro@camara.gov.br,
dep.diegoandrade@camara.gov.br,
dep.dilceusperafico@camara.gov.br,
dep.dimasfabiano@camara.gov.br,
dep.dimasramalho@camara.gov.br,
dep.domingosdutra@camara.gov.br,
dep.domingosneto@camara.gov.br,
dep.domingossavio@camara.gov.br,
dep.dr.adilsonsoares@camara.gov.br,
dep.dr.aluizio@camara.gov.br,
dep.dr.carlosalberto@camara.gov.br,
dep.dr.grilo@camara.gov.br,
dep.dr.jorgesilva@camara.gov.br,
dep.dr.paulocesar@camara.gov.br,
dep.dr.rosinha@camara.gov.br,
dep.dr.ubiali@camara.gov.br,
dep.duartenogueira@camara.gov.br,
dep.dudimarpaxiuba@camara.gov.br,
dep.edinhoaraujo@camara.gov.br,
dep.edinhobez@camara.gov.br,
dep.ediolopes@camara.gov.br,
dep.edivaldoholandajunior@camara.gov.br,
dep.edmararruda@camara.gov.br,
dep.edsonezequiel@camara.gov.br,
dep.edsonpimenta@camara.gov.br,
dep.edsonsantos@camara.gov.br,
dep.edsonsilva@camara.gov.br,
dep.eduardoazeredo@camara.gov.br,
dep.eduardobarbosa@camara.gov.br,
dep.eduardocunha@camara.gov.br,
dep.eduardodafonte@camara.gov.br,
dep.eduardogomes@camara.gov.br,
dep.eduardosciarra@camara.gov.br,
dep.efraimfilho@camara.gov.br,
dep.elcionebarbalho@camara.gov.br,
dep.eleusespaiva@camara.gov.br,
dep.elicorreafilho@camara.gov.br,
dep.elianerolim@camara.gov.br,
dep.emilianojose@camara.gov.br,
dep.eniobacci@camara.gov.br,
dep.erikakokay@camara.gov.br,
dep.eriveltonsantana@camara.gov.br,
dep.erosbiondini@camara.gov.br,
dep.esperidiaoamin@camara.gov.br,
dep.eudesxavier@camara.gov.br,
dep.evandromilhomen@camara.gov.br,
dep.fabiofaria@camara.gov.br,
dep.fabioramalho@camara.gov.br,
dep.fabiosouto@camara.gov.br,
dep.fabiotrad@camara.gov.br,
dep.fatimabezerra@camara.gov.br,
dep.fatimapelaes@camara.gov.br,
dep.felipebornier@camara.gov.br,
dep.felipemaia@camara.gov.br,
dep.felixmendoncajunior@camara.gov.br,
dep.fernandocoelhofilho@camara.gov.br,
dep.fernandoferro@camara.gov.br,
dep.fernandofrancischini@camara.gov.br,
dep.fernandojordao@camara.gov.br,
dep.fernandomarroni@camara.gov.br,
dep.fernandotorres@camara.gov.br,
dep.filipepereira@camara.gov.br,
dep.flaviamorais@camara.gov.br,
dep.flavianomelo@camara.gov.br,
dep.franciscoescorcio@camara.gov.br,
dep.franciscofloriano@camara.gov.br,
dep.franciscopraciano@camara.gov.br,
dep.gabrielchalita@camara.gov.br,
dep.gabrielguimaraes@camara.gov.br,
dep.gastaovieira@camara.gov.br,
dep.geanloureiro@camara.gov.br,
dep.geneciasnoronha@camara.gov.br,
dep.georgehilton@camara.gov.br,
dep.geraldoresende@camara.gov.br,
dep.geraldosimoes@camara.gov.br,
dep.geraldothadeu@camara.gov.br,
dep.giacobo@camara.gov.br,
dep.gilmarmachado@camara.gov.br,
dep.giovanicherini@camara.gov.br,
dep.giovanniqueiroz@camara.gov.br,
dep.giroto@camara.gov.br,
dep.givaldocarimbao@camara.gov.br,
dep.gladsoncameli@camara.gov.br,
dep.glauberbraga@camara.gov.br,
dep.gonzagapatriota@camara.gov.br,
dep.goretepereira@camara.gov.br,
dep.guilhermecampos@camara.gov.br,
dep.guilhermemussi@camara.gov.br,
dep.helenosilva@camara.gov.br,
dep.heliosantos@camara.gov.br,
dep.henriqueafonso@camara.gov.br,
dep.henriqueeduardoalves@camara.gov.br,
dep.henriquefontana@camara.gov.br,
dep.henriqueoliveira@camara.gov.br,
dep.hermesparcianello@camara.gov.br,
dep.heulercruvinel@camara.gov.br,
dep.homeropereira@camara.gov.br,
dep.hugoleal@camara.gov.br,
dep.hugomotta@camara.gov.br,
dep.hugonapoleao@camara.gov.br,
dep.inocenciooliveira@camara.gov.br,
dep.iracemaportella@camara.gov.br,
dep.irajaabreu@camara.gov.br,
dep.irisdearaujo@camara.gov.br,
dep.ivanvalente@camara.gov.br,
dep.izalci@camara.gov.br,
dep.jaimemartins@camara.gov.br,
dep.jairbolsonaro@camara.gov.br,
dep.jairoataide@camara.gov.br,
dep.jandirafeghali@camara.gov.br,
dep.janeterochapieta@camara.gov.br,
dep.janionatal@camara.gov.br,
dep.jaquelineroriz@camara.gov.br,
dep.jeanwyllys@camara.gov.br,
dep.jeffersoncampos@camara.gov.br,
dep.jeronimogoergen@camara.gov.br,
dep.jesusrodrigues@camara.gov.br,
dep.jhonatandejesus@camara.gov.br,
dep.jilmartatto@camara.gov.br,
dep.jomoraes@camara.gov.br,
dep.joaoananias@camara.gov.br,
dep.joaoarruda@camara.gov.br,
dep.joaobittar@camara.gov.br,
dep.joaocampos@camara.gov.br,
dep.joaocarlosbacelar@camara.gov.br,
dep.joaodado@camara.gov.br,
dep.joaolyra@camara.gov.br,
dep.joaomagalhaes@camara.gov.br,
dep.joaomaia@camara.gov.br,
dep.joaopaulocunha@camara.gov.br,
dep.joaopaulolima@camara.gov.br,
dep.joaquimbeltrao@camara.gov.br,
dep.jonasdonizette@camara.gov.br,
dep.jorgeboeira@camara.gov.br,
dep.jorgecortereal@camara.gov.br,
dep.jorgepinheiro@camara.gov.br,
dep.jorgetadeumudalen@camara.gov.br,
dep.jorginhomello@camara.gov.br,
dep.joseairton@camara.gov.br,
dep.joseaugustomaia@camara.gov.br,
dep.josecarlosaraujo@camara.gov.br,
dep.josechaves@camara.gov.br,
dep.josedefilippi@camara.gov.br,
dep.joseguimaraes@camara.gov.br,
dep.josehumberto@camara.gov.br,
dep.joselinhares@camara.gov.br,
dep.josementor@camara.gov.br,
dep.josenunes@camara.gov.br,
dep.joseotaviogermano@camara.gov.br,
dep.josepriante@camara.gov.br,
dep.joserocha@camara.gov.br,
dep.josestedile@camara.gov.br,
dep.josephbandeira@camara.gov.br,
dep.josiasgomes@camara.gov.br,
dep.josuebengtson@camara.gov.br,
dep.jovairarantes@camara.gov.br,
dep.juliocampos@camara.gov.br,
dep.juliocesar@camara.gov.br,
dep.juliodelgado@camara.gov.br,
dep.juniorcoimbra@camara.gov.br,
dep.junjiabe@camara.gov.br,
dep.jutahyjunior@camara.gov.br,
dep.keikoota@camara.gov.br,
dep.laelvarella@camara.gov.br,
dep.laerciooliveira@camara.gov.br,
dep.laurezmoreira@camara.gov.br,
dep.lauriete@camara.gov.br,
dep.lazarobotelho@camara.gov.br,
dep.leandrovilela@camara.gov.br,
dep.lelocoimbra@camara.gov.br,
dep.leonardomonteiro@camara.gov.br,
dep.leonardoquintao@camara.gov.br,
dep.leopoldomeyer@camara.gov.br,
dep.liliamsa@camara.gov.br,
dep.lincolnportela@camara.gov.br,
dep.lindomargarcon@camara.gov.br,
dep.liramaia@camara.gov.br,
dep.lourivalmendes@camara.gov.br,
dep.lucichoinacki@camara.gov.br,
dep.lucianasantos@camara.gov.br,
dep.lucianocastro@camara.gov.br,
dep.lucianomoreira@camara.gov.br,
dep.luciovale@camara.gov.br,
dep.luciovieiralima@camara.gov.br,
dep.luiscarlosheinze@camara.gov.br


Copie e envie este email e envie para todos os deputados desta lista.

Divulgue esta ação entre seus contatos e amigos, o futuro do Meio Ambiente depende de nossa ação hoje.


Apedema - Assembléia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente