31 outubro 2010

Conselheira da Agapan, Sandra Ribeiro, é premiada por sua atuação ambiental




Solidariedade, luta e doação. Esse é o dia a dia de Sandra Jussara Mendes Ribeiro. Ativa guerreira, por sua atuação na área de Educação e Comunitária, recebeu no dia 23 de outubro o Troféu Amabélia Teixeira da Silva, concedido pelo Clube do Professor Gaúcho. O prêmio foi entregue durante a Jornada Cultural do Professor, um tradicional evento do Clube.

Durante todos seus anos de professora, Sandra manteve sua atuação voltada especialmente para a área ambiental. Cursou Ciências Físicas e Biológicas e Zoologia na Puc/RS, mas foi como professora da Escola Estadual Odila Gay da Fonseca, em Ipanema, bairro de Porto Alegre, que passou a difundir o caráter interdisciplinar da questão ecológica. “Reativei o laboratório da Escola, o que me deixa muito orgulhosa”, ressalta Sandra, ao lembrar sua passagem por Brasília e Manaus, onde ministrou aulas no Projeto dos Pequenos Guias, da Coordenação de Educação Ambiental do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Na Universidade do Amazonas, Sandra cursou Pós-graduação em Educação Ambiental.

CARÁTER COMUNITÁRIO

Depois de aposentada, Sandra retorna a Porto Alegre e volta-se fortemente para a defesa das questões sociais e ambientais da comunidade de Ipanema e da própria cidade. Foi vice-presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), ONG onde hoje é membro do Conselho Superior.

Conselheira da Associação de Moradores do Bairro Ipanema (Ambi), representou a Associação no Fórum de Entidades da Câmara Municipal de Vereadores, durante a revisão do Plano Diretor de Porto Alegre. Sandra é delegada do Fórum de Planejamento da Região 6 e, além de fundadora, atualmente coordena o Conselho de Sócios da Rádio Ipanema Comunitária FM. Nos últimos anos, destaque também para sua constante atuação no Movimento em Defesa da Orla do Guaíba e no Comitê Multidisciplinar de Planejamento Urbanístico da Orla do Guaíba.

A homenagem recebida por Sandra Ribeiro é o reconhecimento do Clube do Professor Gaúcho aos professores, por formação ou atuação, que integram suas atividades sociais, culturais ou esportivas, bem como àqueles que prestam reconhecidas ações ao longo de sua trajetória pessoal e profissional para valorização da categoria de educadores no Rio Grande do Sul. “Este é o merecimento de Sandra, que muito nos incentiva a lutar pela melhor qualidade de vida de todos os cidadões, especialmente de Porto Alegre, onde vivemos”, cita Edi Fonseca, também professora e ex-presidente da Agapan.


Foto: Edi Fonseca
Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues

14 outubro 2010

Movimento em Defesa da Orla contesta discussão local sobre a Orla do Guaíba

Carta à Cidadania será distribuída durante evento promovido pela Prefeitura.

O Movimento em Defesa da Orla do Rio Guaíba alerta a população de que é do Estado a competência de gerenciar este manancial hídrico, “especialmente com relação à sua orla”, destaca, em Carta Aberta à Cidadania. O documento será distribuído na manhã desta quinta-feira, dia 14 de outubro, durante Seminário Internacional Porto Alegre de Frente para o Guaíba, promovido pela Prefeitura, no Centro de Eventos da PUC, que encerra hoje. A Carta cita a Resolução Conama n. 303/2003, que regulamenta o Código Florestal Brasileiro, reiterado pelo Código Estadual do Meio Ambiente do RS, e “ressalta um problema cujo risco de ocorrência é razoável, dado o histórico de atropelos no desenvolvimento urbano da nossa capital, e que pode comprometer, desde o início, todos os esforços envidados para uma discussão séria do tema”.

“Assim sendo, nenhuma iniciativa de planejamento urbano que diga respeito à Orla do Rio Guaíba, gerando impactos relevantes a este bem ambiental, deve ser feita exclusivamente pelo Município de Porto Alegre, devendo, em verdade, ser articulada pelo Estado do Rio Grande do Sul, com a participação do Município”, cita o documento.

Os integrantes denunciam ainda um exemplo recente do que consideram o (des)planejamento urbano. “A Portaria n. 59, de 23 de abril de 2009, que Constitui Comitê Gestor Específico para Análise das Áreas de Interesse Cultural no Município de Porto Alegre, autoriza a este grupo modificar regimes urbanísticos de Áreas de Interesse Cultural”. Para o Movimento, “a Prefeitura age de forma temerária ao editar ato normativo de hierarquia inferior autorizando supressão de bens ambientais culturais”. Em Carta, o Movimento defende a ampla participação popular na discussão de temas como o sistema viário e a Orla do Guaíba.

“Propomos mudanças dessas práticas, a começar pela criação do Conselho da Cidade (uma obrigação legal prevista no Estatuto da Cidade) e a incorporação efetiva dos movimentos sociais que participaram do Fórum de Entidades neste conselho, e que integrem o Plano Diretor da cidade”.

Assessoria de Imprensa
Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues

10 outubro 2010

Agapan participa de movimento global pelo limite de 350 ppm de CO2 na atmosfera

Manifestação “Eu me importo” acontece neste domingo, no Parque da Redenção, a partir das 15h.



Neste domingo, 10/10/10, cidadãos de 187 países irão organizar mais de 6.300 atividades pelo clima. É o chamado movimento 350, considerado pelos cientistas o limite máximo de segurança para a concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. “Queremos, no ar atmosférico, 350 ppm (partes por milhão) de CO2”, conclama Celso Waldemar Copstein, vice-presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), que participa da mobilização que acontece das 15h às 18h, no Parque da Redenção. Atualmente estamos com 388,15 ppm de CO2 no ar.



O objetivo desse movimento global é chamar a atenção dos líderes mundiais para a crise climática que está acelerando. 2010 é o ano mais quente já registrado. “Desastres naturais ligados ao clima, como as inundações no Paquistão, custaram milhares de vidas. E os cientistas dizem que a situação está piorando. Nosso movimento tem que estar à frente da crise climática e precisamos puxar os políticos conosco”, destaca Copstein.



O movimento 350 (WWW.350.org) culminará com a comemoração, em 24 de outubro, do Dia Internacional de Ação Climática, e com a realização da COP 16, a Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas, da ONU, que ocorrerá de 29 de novembro a 10 de dezembro na cidade de Cancun, no México.



Uma das atividades previstas para a capital gaúcha é o recolhimento do lixo na Redenção. “Mesmo com tantas pessoas que zelam pelo parque, os gramados não escapam do descuido de muita gente. Vamos relembrar que é fácil manter nossa cidade limpa e que isso não depende somente do poder público”, observa o facilitador Lucas Magnus, que anuncia ainda a realização de um abaixo-assinado pelo 360 e o Free Hugs (Abraços Grátis), “para mostrar para todos que não há vergonha nenhuma em cuidar dos espaços públicos”.



No interior do Estado, outras atividades estão previstas. Em Caxias do Sul, o Instituto Orbis de Proteção e Conservação da Natureza promove um piquenique na Universidade de Caxias do Sul, ao lado do BioLago. No local, cartazes explicarão a filosofia do 350, o processo do aquecimento global e mudanças climáticas e o que representa participar desse movimento.

Informações

Assessoria de Imprensa da Agapan

Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues

08 outubro 2010

Porto Alegre integra ações do 6500 eventos do Movimento 350 Aquecimento Global: Eu me importo! I care!!

Encaminho para reforçar a participação de todos no domingo às 15h ha Redenção.
Se entrarem no site abaixo, www.350.org e http://world.350.org/brasil/ verão que Porto Alegre integra as ações destes 6.300 eventos que estarão acontecendo por todo o planeta.

Até domingo!

Grande abraço,

Celso Waldemar e Teresinha Sá


Caros amigos,

Neste domingo, 10/10/10, nós iremos quebrar um record mundial: cidadãos de 187 nações irão organizar mais de 6300 "festas de trabalho pelo clima" desde Brasil até o Palau. A mensagem: pessoas ao redor do mundo estão agindo pelo clima -- e chegou a hora dos governantes se juntarem a nós.

Vamos mostrar que o movimento climático global está em todos lugares, energizado e gigante -- clique para encontrar um evento:


Participe Agora!
Neste domingo, em mais de 6.300 eventos em 187 países, cidadãos ao redor do mundo irão desmascarar um boato perigoso: que o movimento climático global desapareceu.

Vamos mostrar aos líderes mundiais e à imprensa que nós estamos mais diversificadas, maiores e mais criativos do que nunca - e que nós simplesmente não vamos desistir até que o nosso planeta, e todos os que vivem nele, estejam a salvo.

No domingo, 10 de outubro - que é 10/10/10, uma data para se lembrar – nós vamos nos reunir em "festas de trabalho" para o clima ao redor do mundo, demonstrando a nossa determinação e soando um apelo aos nossos governantes: "Nós estamos colocando a mão na massa ... e você? "

Quanto mais pessoas participarem, mais direta será a nossa mensagem de determinação para derrotar as mudanças climáticas. Estas festas não serão somente incrivelmente úteis, como divertidas também. Clique abaixo para encontrar um evento perto de você e confirmar a presença (ou inscrever o seu próprio evento) - é hora de arregaçar as mangas e agir:

http://www.avaaz.org/po/global_work_party/?vl

O momento é crítico: nas próximas semanas e meses, nossos governantes irão tomar decisões importantes sobre o esforço para conseguir um novo tratado climático global. O ano todo eles ficaram se lamentando sobre a Conferência de Copenhague que aconteceu em dezembro, onde países não conseguiram chegar a um acordo vinculante – e nem mesmo a um compromisso de elaborar um. Se os políticos pensarem que as mobilizações populares por ações climáticas acabaram, eles irão ceder ao lobby do combustível fóssil - e simplesmente desistir de chegar a um acordo real.

Mas mesmo com os governos se esquivando, a crise climática está acelerando. 2010 é o ano mais quente já registrado. Desastres naturais ligados ao clima, como as inundações no Paquistão, custaram milhares de vidas. E os cientistas dizem que a situação está piorando. Nosso movimento tem que estar à frente da crise climática e precisamos puxar os políticos conosco.

Ao demonstrar a nossa determinação, a Festa de Trabalho Global irá lançar um desafio aos nossos governantes. Eventos locais incluem o plantio de árvores no interior da Tanzânia, a instalação de painéis solares na China, e um passeio de bicicleta internacional da Jordânia para Israel - junto com eventos muito mais simples organizados por pequenos grupos de amigos. Onde quer que estejamos e qualquer que seja a nossa ação, nós estamos passando uma mensagem: nós estamos gerando soluções para as mudanças climáticas em nossas proprias comunidades, os nossos governantes não têm desculpa para não começar a trabalhar a nível nacional e mundial.

Quanto mais pessoas participarem, mais poderosa será a nossa mensagem. 10/10/10 é daqui a poucos dias, e é fácil participar - clique para se inscrever:

http://www.avaaz.org/po/global_work_party/?vl

Embora haja pouco tempo para enfrentar as mudanças climáticas, o movimento climático em si, é relativamente jovem. A abolição do comércio transatlântico de escravos e o fim do Apartheid levou décadas. Porém, as mudanças climáticas, por causa de sua ameaça a todos em todos os lugares, tem um poder especial de unir as pessoas além das fronteiras.

No ano passado, uma onda extraordinária de atividade, com sucessivos dias de ação global (21 de setembro, 24 de outubro e 12 de dezembro) levaram os Chefes de Estado do mundo todo a estarem presentes na Conferência de Copenhague. Foi de tirar o fôlego, mas não foi o suficiente. Este fim de semana, vamos renovar nosso compromisso de lutar pelas seis bilhões de vidas - e mostrar que não estamos indo a lugar algum, enquanto nós temos um planeta para salvar.

Com esperança e determinação,

Ben, Iain, Ben M, Maria Paz, Ricken, David, Graziela e toda a equipe Avaaz

PS: Estes eventos estão sendo organizados por uma vasta gama de grupos e indivíduos, com o apoio dos amigos da Avaaz, a 350.org - utilizando ferramentas da web que facilitam a localização de um evento ou o cadastro de um novo evento. Inscreva-se para um evento com estas ferramentas, e a 350 irá enviar algumas mensagens úteis nas vesperas do dia de ação. Aqui está o link novamente:

http://www.avaaz.org/po/global_work_party/?vl

Junte-se a nós: Parque da Redenção no Domingo 10/Outubro: Movimento 350 Aquecimento Global :: Eu me importo!!


clique na imagem para ampliar.

Junte-se a nós!
Um dos mais de 2500 eventos simultâneos em mais de 180 países.


Pois os fatos são esses:
- 67% do volume da calota polar Antártica já foi perdida pelo aquecimento da atmosfera,
- Um tornado de fogo atingiu São Paulo em 25 de agosto de 2010.
Esses fenômenos podem ser evitados,
mas precisamos de políticas publicas efetivas rapidamente.

Nós temos as condições de mudar esta situação.
Você está agindo para evitar este pesadelo?
Nós estamos...

Data: 10 de Outubro de 2010.
Local: Monumento ao Expedicionário - no Parque da Redenção
Hora: 15 horas.

Organização local:
AGAPAN
Redes: Cria de Gaia
Educadores Ambientais de Porto Alegre

Orla do Guaíba: seminário internacional discute qualificação urbanística da área


A qualificação urbanística da Orla do Guaíba será tema de um encontro com palestrantes do Brasil e exterior, dias 13 e 14 de outubro, no auditório do do prédio 9 da PUC RS, em Porto Alegre.

O Seminário Internacional Porto Alegre de Frente para o Guaíba promovido

pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento,

discutirá os principais aspectos envolvidos na qualificação urbana das áreas de orla para atrair o interesse da população.

Serão analisadas questões urbanísticas, ambientais e econômicas.

Entre os participantes, estão arquitetos urbanistas da prefeitura da cidade argentina de Rosário e um empresário, permissionário de um restaurante,que apresentarão os diversos ângulos do case de qualificação da orla do rio Paraná. O exemplo de Rosário foi escolhido porque sua orla foi, por muito tempo,

uma região sem atrativos para seus moradores. A decadência das atividades portuárias e a derrubada do muro, que também separava as pessoas do rio,

estimularam o desejo do reencontro da cidade com suas águas. A partir daí, os governantes e agentes privados uniram esforços e passaram a tomar atitudes práticas para a qualificação urbanística das margens do rio.

Mais informações e inscrições : www.gweventos.com.br

07 outubro 2010

8 de Outubro às 9 horas: CONVITE – Palestra sobre Incêndios Florestais no Brasil com Augusto Carneiro

É com alegria que convidamos a todos e todas para a palestra sobre INCENDIOS FLORESTAIS NO BRASIL, a ser proferida pelo nosso querido Mestre Sr. AUGUSTO CARNEIRO, a partir das 9h. no auditório do Jardim Botânico de Porto Alegre (Rua Doutor Salvador França, 1427).

Será o momento para uma reflexão histórica sobre o tema das queimadas, que foi extremante preocupante este ano em todo o país, a partir das lutas atuais e das décadas passadas. A palestra será seguida de homenagem no Jardim ao Pioneirismo na Ecologia.

O evento é aberto ao público e uma iniciativa da Assembléia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente (APEDeMA-RS), organizada pelo Amigos da Terra Brasil, com o apoio da Fundação Zoobotânica/Porto Alegre, Instituto Biofilia/Porto Alegre, IGRÉ – Amigos da Água/Porto Alegre, Os Verdes/Tapes, ASPAN/São Borja, Marica/Viamão, Mira-Serra/Porto Alegre e Instituo Gaúcho de Estudos Ambientais – InGá/Porto Alegre.

O que: Palestra com Augusto Carneiro sobre Incêndios Florestais no Brasil e Homenagem ao Pioneirismo na Ecologia

Onde: Auditório do Jardim Botânico de Porto Alegre - Rua Doutor Salvador França, 1427

Quando: Dia 8 de outubro de 2010, sexta-feira, a partir das 9 horas da manhã

10 de Outubro no Parque da Redenção 15 horas: Movimento 350 Aquecimento Global! Eu me importo!


clique na imagem para ampliar.

Junte-se a nós!
Um dos mais de 2500 eventos simultâneos em mais de 180 países.


Pois os fatos são esses:
- 67% do volume da calota polar Antártica já foi perdida pelo aquecimento da atmosfera,
- Um tornado de fogo atingiu São Paulo em 25 de agosto de 2010.
Esses fenômenos podem ser evitados,
mas precisamos de políticas publicas efetivas rapidamente.

Nós temos as condições de mudar esta situação.
Você está agindo para evitar este pesadelo?
Nós estamos...

Data: 10 de Outubro de 2010.
Local: Monumento ao Expedicionário - no Parque da Redenção
Hora: 15 horas.

Organização local:
AGAPAN
Redes: Cria de Gaia
Educadores Ambientais de Porto Alegre

Aquecimento Global: o que está acontecendo em nossos oceanos?


Não vejo, como, em 2010, contestar a existência do aquecimento global causado pelo homem. Neste ano, assim como a maioria de cada ano que finda, nosso planeta tem a sua calota polar ártica diminuída, numa tendência não mais linear, mas exponencial, segundo análise mensal da Universidade de Washington, Seattle, E.U. A desde 1979.

Isto é muito perigoso, pois está contribuindo para o aumento da liberação espontânea de metano e co2 presente no permafrost e no assoalho oceânico próximo ao mar artico.O Permafrost abrange 13 milhões quilômetros quadrados de terra no Alasca, Canadá, Sibéria e partes da Europa e que contém pelo menos duas vezes mais carbono do que está atualmente presente na atmosfera - 1.672 gigatoneladas de carbono, segundo um estudo publicado na Nature em 2009 . Quantidades astronômicas de metano encontram-se também nas profundezas dos oceanos: no mínimo 10 trilhões de toneladas estão sob a forma de hidratos congelados de Clatratos de metano além 2000 bilhões de gás natural rico em metano. Se os oceanos continuarem aquecidos, há possibilidade de esse gás ser liberado mais rapidamente na atmosfera, provocando um abrupto e poderoso aquecimento planetário e provavelmente nossa civilização não terá meios de reverter este processo se não agirmos logo. A tragédia social está, portanto eminente.

A preocupação dos pesquisadores do assunto é que o leito oceânico da plataforma continental da Sibéria oriental, cuja área é de 2.000.000 km² já está mostrando sinais de desestabilização em relação à liberação deste gás, emitindo ao redor de 8 milhões de toneladas de metano/ano.

Também, os estudos mais recentes apontam a grande probabilidade da grande parte da calota polar Ártica no verão e no Outono desaparecerem num período de tempo médio de 6 anos. Ou seja, isto é muito provável que aconteça daqui a 3 ou 9 anos, entre 2013 e 2019, segundo a escola naval da marinha americana.

Portanto os candidatos à presidência devem entender que o combate ao aquecimento global é prioridade nacional!

Celso Waldemar
engenheiro agrônomo - vice-pres. Agapan

CHEGA DE HIPOCRISIA!

2010. Ano em que a economia mundial e a Brasileira crescem a passos largos. Cada vez mais pessoas, principalmente aqui saem da linha da pobreza. Na China duas usinas termoelétricas movidas a carvão mineral são inauguradas por mês. Infelizmente aquele ditado popular que diz que Alegria de pobre dura pouco está se concretizando.

Pois está opção mundial, apesar dos discursos da liderança mundial na Conferência do Clima em Copenhague, em continuar o crescimento econômico com base na queima de combustíveis fósseis como o petróleo, o carvão mineral e o gás natural é o caminho do nosso suicídio em questão de poucas décadas Sem dúvida estamos vivendo tempos difíceis. Difíceis pois estamos à beira de uma catástrofe eminente e pouco está sendo feito para entendê-la e evitá-la.

Pois os fatos são esses: 67% do volume da calota polar ártica já foi perdida pelo aquecimento da atmosfera em relação a existente no século passado e com isso há a previsão científica de sua extinção quase total daqui a 3-9 anos, entre os anos 2013-2019, segundo estudos da Escola de Pós-graduação da Marinha Americana, da Universidade de Cambridge, Inglaterra, Do Ano Polar Internacional e da Universidade de Manitoba, Canadá e apoiados pela Rede Climatológica Oficial da Suécia, Noruega, Islândia, Dinamarca e Groenlândia.

A liberação natural de gases de efeito estufa dos ex-solos congelados da Sibéria, Canadá Alaska e Escandinávia e do interior dos mares setentrionais dentro e fora do circulo polar ártico aumentarão exponencialmente pelo efeito da amplificação do calor via efeito albedo a um ponto onde mesmo com a redução drástica das emissões humanas destes gases, a liberação destes gases causarão um aumento muito significativo da temperatura e o fracasso sistêmico da produção agrícola mundial em poucas décadas, o colapso das cidades litorâneas em todo o planeta pela subida do nível do mar e a convivência cotidiana com furações, secas anuais, chuvas catastróficas, alagamentos e falta de energia elétrica e de água potável períodicas.

Este pesadelo pode ser evitado, mas precisamos de políticas publicas efetivas rapidamente...


Nós temos as condições de mudar esta situação

Você está agindo para evitar este pesadelo?

Nós estamos...

Junta-se a nós



AGAPAN

· MOVIMENTO AQUECIMENTO GLOBAL EU ME IMPORTO

· 350.ORG

8 de Outubro: Palestra no Atelier Livre com Zoravia sobre Museu das Aguas de Porto Alegre

02 outubro 2010

Museu das Aguas de Porto Alegre: entrevista na TVE Educativa.



A artista Zoravia Bettiol esteve no programa Estação Cultura da TVE de Porto Alegre, no dia 27 de setembro falando sobre o Museu,suas características e próximos passos do
movimento de crição e seus apoiadores.

Museu das Aguas de Porto Alegre: um ícone do ambiental na Orla do Guaíba.
Pesquisa e educação ambiental, preservação das Aguas, história e manifestações artísticas.

Apoie esta ideia.
Agapan apoia.