31 agosto 2010

31 de Agosto: Premio O Futuro da Terra 2010


Luiza Chomenko

premio destaque CATEGORIA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NO MEIO RURAL,
concedido pelo comitê científico da
FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio Grande do Sul)
e JORNAL DO COMÉRCIO


"A natureza não faz milagres; faz revelações."
Carlos Drummond de Andrade

Seja sobre o curso d´água, seja sobre a mata, seja sobre um bioma,
numa montanha ou no mar,
a sua ligação com a inteligência da natureza lhe faz ser
uma pessoa especial e sábia,
de grande valor para toda a sociedade.


Agradecemos e honramos a sua sabedoria em defender o ambiente natural.

Um abraço,

Eduardo Finardi
presidente AGAPAN


Porto Alegre, 31 de Agosto de 2010.

30 agosto 2010

É amanha dia 31 de Agosto: Palestra: Poderemos vencer a crise do clima e evitar a catástrofe socioambiental?




Poderemos vencer a crise do clima e evitar a catástrofe socioambiental?


Artigo: Reduziremos em 1 bilhão de anos a presença da espécie humana na Terra?

O Planeta Terra, o mundo em que a civilização desenvolveu-se, o mundo com os padrões climáticos que conhecemos, está em perigo iminente. A urgência desta situação tornou-se evidente apenas nos últimos anos, a partir de 2007. Nós agora temos evidências claras da crise climática, fornecidas pelo conhecimento cada vez mais detalhado sobre a sua história geológica e pela observação das mudanças que estão começando a ocorrer, em todo o mundo, em resposta ao aquecimento global.


Palestrantes:
- Celso Waldemar - agrônomo, Agapan
- Prof Paulo Brack - biólogo, Ingá

Local: InGá - Casarão do Arvoredo
Rua Fernando Machado, 464 - Centro- Porto Alegre

Entrada gratuita. Esperamos você lá.

Divulgue entre seus amigos, faça a sua parte pelo ambiente natural!!

AGAPAN
A vida sempre em primeiro lugar!
www.agapan.org.br

imagem: getty images

Rádio Ipanema Comunitária 31/08 20 horas : Ecologistas comentam o Encontro Estadual

O Cidadania Ambiental desta semana divulgará a reportagem inédita sobre o 28º Encontro Estadual de Entidades Ecológicas do Rio Grande do Sul realizado em Viamão e terminado neste sábado, 28/8. Depoimentos de sete participantes foram gravados e serão divulgados no programa especial - Carlos Sander, Leandro da Silveira, Lucinda Pinheiro, Eduino de Mattos, Auricí da Rosa, Cintia Barenho e Vicente Medaglia que também dá uma palhinha no seu violão e voz.

O programa irá ao ar na terça-feira, às 20h, pela Ipanema Comunitária 87,9 FM, e poderá ser escutado ao vivo também na Internet por meio do saite www.ipanemacomunitaria.com.br. E no sábado, a partir do meio-dia, retransmissão.

O Cidadania Ambiental é uma produção e apresentação do jornalista João Batista Aguiar. Na mesa de som, Lothar Gutierrez. Os programas já transmitidos estão sendo disponibilizados neste endereço.

27 agosto 2010

Viamão sedia tradicional EEEE - Encontro Estadual das Entidades Ecológicas

Representantes de Entidades Ecológicas do RS discutem rumos do ambientalismo

Iniciou nesta quinta-feira, dia 26, na zona rural de Viamão, o Encontro Estadual de Entidades Ecológicas, que será realizado no Assentamento Filhos de Sepé, na APA Banhado Grande, e promovido pela Apedema (Assembleia Geral de entidades de Defesa do Meio Ambiente). O evento vai até domingo, 29, e acontece na divisa do Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pacheco, que fica no Centro de Formação do assentamento, "estrategicamente escolhido pela referência nas práticas agroecológicas", destaca Felipe Amaral, do Instituto Biofilia.

No Filhos de Sepé, há 10 anos são feitas pesquisas em saneamento com tecnologia sociais, "hoje espalhados nos assentamentos urbanos e rurais do RS e do Brasil", complementa Felipe, ao citar como técnicas a bioconstrução, a produção de arroz ecológico e o viver em comunidade junto à natureza. "Em contrapartida, no local foram implementados projetos de mineração de carvão, que colocam em risco a biodiversidade, as práticas produtivas e a sustentabilidade ambiental da região", critica o ambientalista.

"Que ambientalistas somos, que ambientalistas queremos ser?" é o tema que será debatido em grupo por representantes de mais de 15 entidades ambientais de todas as regiões do Estado. Durante os três dias de evento, as entidades vão apresentar suas lutas e atuação. Na sexta-feira, 27, à tarde, o Cea (Centro de Estudos Ambientais) provoca o debate sobre Movimentos Sociais, alianças e estratégias, com a participação de sindicatos, Via Campesina e comunidades tradicionais. Em seguida, grupos de trabalho são discutir Fortalecendo alianças.

No sábado, 27, o Núcleo Amigos da Terra coordena debate sobre Participação ambientalista e ecologista na sociedade. Grupos vão discutir pressão e lobby, produção acadêmica e educação popular, considerando ações e manifestações. No final da tarde, o movimento ecológico vai elaborar as recomendações das organizações do EEEE para Apedema. No domingo, 29, último dia do Encontro, entre 9h e 13h30, haverá Assembleia Geral da Apedema, seguida de almoço e às 14h30 está previsto retorno a Porto Alegre.

O CEA conforme for possível irá disponibilizar fotos do EEEE em seu blog:

http://centrodeestudosambientais.wordpress.com/ e Flickr http://www.flickr.com/photos/ongcea/

Informações pelos (51) 81623307 / 96056309 / 91526588.


EcoJornalista da Agapan, Adriane Bertoglio Rodrigues


26 agosto 2010

Artigoda Palestra: 31/Agosto : Reduziremos em 1 bilhão de anos a presença da espécie humana na Terra?


10 de Agosto de 2010

Paquistão: Chuva de monção torrencial e fora do comum destroi totalmente ou parcialmente as casas de 20 milhões de paquistaneses.

Moscou: 40ºC. É a pior onda de calor na Rússia em um milênio. A pior seca na Rússia em décadas assustou os mercados mundiais de grãos: até agora foi perdido 20% da colheita de trigo, aumentando o risco de crise de alimentos.

Junho de 2010:
Enchentes causadas pelo aquecimento global em Barreiros, Pernambuco. A catástrofe desabrigou 83 mil pessoas e destruiu 14 mil residências em Pernambuco e Alagoas.

Junho de 2010:
Serra Gaúcha: A Defesa Civil estima que seriam necessários R$ 10 milhões para os reparos. Pelo menos 488 casas foram atingidas pelos ventos de até 124 km/h, em Canela. São 407 residências danificadas e 81, destruídas.

Leia mais em: (faça o dowload ou abrir em pdf seguro)

Artigo: Reduziremos em 1 bilhão de anos a presença da espécie humana na Terra?

Palestra e Debate: Dia 31 de Agosto, às 19 horas

Poderemos vencer a crise do clima e evitar a catástrofe socioambiental?

Palestrantes:
- Celso Waldemar - agrônomo, Agapan
- Prof Paulo Brack - biólogo, Ingá

Local: InGá - Casarão do Arvoredo
Rua Fernando Machado, 464 - Centro- Porto Alegre

Entrada gratuita.


Texto: Celso Waldemar - agrônomo, mestre em Ecologia, vice-presidente da Agapan
Imagem: getty images

22 agosto 2010

Movimento em defesa do Morro Santa Teresa faz visita de reconhecimento da área



Atividade foi acompanha por líderes comunitários.

“Ao vir aqui nesta área verde do morro é que a gente entende porque é tão valiosa”, disse Michele Silva, durante visita ao Morro Santa Teresa, em Porto Alegre. Michele é vice-presidente da Associação dos Moradores da Vila União, onde mora há 13 anos. “Comecei a dar valor a este lugar quando percebi que poderíamos perder a área. Antes, circular por aqui era automático”, analisa, ao se referir ao Projeto de Lei 388, apresentado pelo Governo do Estado em 14 de dezembro de 2009, que previa a venda de 74 mil hectares por um preço desproporcional ao valor de mercado e pela falta de detalhamento técnico, questionados por diversas organizações, sindicatos, ambientalistas e a comunidade.

Na votação do projeto no dia 16 de junho deste ano, a pressão dos moradores e o anúncio da morte do ex-deputado Bernardo de Souza fizeram com que a sessão da Comissão de Constituição e Justiça fosse adiada. Na época, o Ministério Público apresentou pedido de retirada de urgência do projeto, por já tramitar, naquela instituição, ação de reconhecimento de posse de mais de 1.500 famílias que, há décadas, ocupam parcialmente uma área do Morro, com o direito de uso garantido pela Medida Provisória nº 2.220, de 4/09/2001, que regulamentou as disposições do art. 183 parágrafo 1º da Constituição Federal. “A MP é garantida pela Emenda Constitucional nº 32/2001, ou seja, as comunidades têm direito à moradia e, portanto, a área não pode ser vendida, pois não é de domínio exclusivo do Estado”, disse a vereadora Sofia Cavedon, que acompanha o processo e participou da caminhada de reconhecimento do morro.

A visita ao Morro foi realizada no sábado, 21 de agosto, e reuniu quase 50 pessoas, que percorreram as vilas Santa Rita, Figueira, União, Santa Tereza, Ecológica, Gaúcha e Padre Cacique. “Viemos aqui para conhecer e acionar parcerias, como o MP e mesmo o Estado, através da Secretaria da Habitação e do Desenvolvimento Urbano, na regularização fundiária desta área e na construção de um Parque”, destacou Sofia, que anunciou para a segunda-feira, dia 23, às 15h30, reunião com o MP para combinar ações e estratégicas para concretizar esses projetos. “O MP tem equipe técnica para providenciar a regularização fundiária desses moradores, que têm o direito de permanecer e conservar o local”, salienta a vereadora.

VALORIZAÇÃO PARA A POPULAÇÃO

A riqueza ambiental, turística e cultural do Morro Santa Teresa foi comprovada durante o trajeto de quase 10 quilômetros. Entre ruelas e trilhas, representantes de instituições que defendem sua conservação puderam conferir a história do local. Júlio Pacheco, conselheiro da Associação de Moradores da Vila Padre Cacique, nasceu no Morro. “Nasci de parteira”, diz orgulhoso, ao destacar que seu pai, João Pacheco, já falecido, foi o primeiro morador do local, “há 68 anos”. Hoje com 50 anos, Júlio comprova, em fotos, o plantio de árvores realizado pela família nos últimos 44 anos. “Antes era tudo campo. Meu pai plantou muitas dessas árvores”.

Além da vegetação nativa, há prédios históricos, construídos no século XVIII. “Quando acabou a Revolução Farroupilha, Dom Pedro II celebrou a Paz do Poncho Verde em 1845 e, aqui, Dona Teresa foi o primeiro nome do morro, em homenagem à esposa do revolucionário” (Teresa Cristina Maria de Bourbon, com quem teve quatro filhos), conta Júlio, ao apontar para o prédio construído em 1869, transformado na época em convento e, hoje, em espaço para convivência dos menores infratores. O prédio foi projetado em estilo neoclássico pelo arquiteto francês Grandjean de Montigny, que veio para o Brasil com Dom João VI. “Hoje o prédio com paredes de quase um metro de largura está descaracterizado”, observa o morador, ao citar que o prédio onde hoje é o Asilo Padre Cacique foi residência de veraneio de Dom Pedro II. “As águas do Guaíba vinham até aqui perto”, lembra.

Incentivar o turismo cultural e ecológico na região do Morro Santa Teresa é defendido pelo movimento. “Para qualificar o turismo é preciso reformular esse espaço”, diz Sylvio Nogueira, do Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente, ao apontar para o horizonte e salientar a não construção de prédios que privatizem e bloqueiem da população o acesso ao Guaíba. “Não podemos permitir que sejam erguidos prédios e hoteis que tirem a visão do Guaíba da população, seja aqui no morro ou na Orla”, reforça o ambientalista.

UNIÃO DOS MORADORES

Integradas, as associações de moradores das vilas do Morro Santa Tereza têm desenvolvido projetos para garantir a melhoria da qualidade de vida das mais de 1.500 famílias de moradores. “Trocamos muitas ideias”, afirma Orlei Maria da Silveira, primeira secretária da Associação dos Moradores da Vila União Santa Teresa, que cita uma escola municipal de ensino primário e um posto de saúde, como serviços comuns a todos os moradores.

Darci Campos dos Santos, presidente da Associação da Vila Gaúcha, há 47 anos morador do Morro, afirma “zeramos os roubos e as drogas”. Essa conquista ele declara ser motivada pelas aulas de dança e de inglês, oferecidas de forma gratuita aos moradores, através de parceria com a ONG Canta Brasil. “Estamos instalando uma lan-house e vamos oferecer cursos de informática através de jovens universitários, que nos incentivam a dar uma nova direção a nossas associações”, diz Darci, ao citar o centro de recuperação de drogados, “criado pela dona Terezinha”, líder da comunidade da Vila Ecológica.

Ao final do percurso, Michele Silva, que não conhecia toda a riqueza preservada do Morro, diz que “não dá para explicar. Isso parece um sonho. É impossível projetar a construção de casas e prédios aqui, não dando acesso à população para um lugar tão lindo. Vindo aqui é que entendo porque a área é tão valiosa. É muito lindo para destruir”.

Estratégias de ação para essa conservação e alternativas de ocupação para a área serão discutidas e elaboradas nesta segunda-feira, dia 23, a partir das 19h, em reunião do grupo que integra o movimento em defesa do Morro Santa Teresa, que será realizada na sede do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RS), em Porto Alegre. Será apresentado relato da reunião da tarde com o MP sobre a regularização fundiária da área e iniciada a projeção de um parque ecológico no local. “A reunião é aberta a todos os interessados. O importante é viabilizarmos o acesso a toda a população, conservando a história e as áreas naturais”, diz Eduíno de Mattos, do Movimento Rio Guahyba, ao citar o abaixo assinado eletrônico O Morro é Nosso, que pode ser acessado pelo http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/6198.

Informações

EcoJornalista Adriane Bertoglio Rodrigues

Foto:geral Movimento da Orla

Foto pessoas no morro/ Adriane BR


20 agosto 2010

Domingo, Movimento em Defesa da Orla do Guaíba comemora um ano do NÃO

População lembra e comemora o NÃO à construção de residências na área do Pontal do Estaleiro.

A vitória do NÃO à ocupação residencial da Orla do Guaíba, em Consulta Pública realizada há um ano (dia 23 de agosto) em Porto Alegre, será comemorada no próximo domingo, dia 22, no Parque da Redenção, entre 10 e 14h. “Mesmo sem a obrigatoriedade do voto e sem propagandas de esclarecimento, mais de 18 mil pessoas, de um total de 22 mil eleitores que foram às urnas naquele domingo de agosto, disseram NÃO à proposta de construir prédios residencias na área às margens do Guaíba”, lembra Cesar Cardia, cartunista e coordenador do Grupo de Comunicação do Movimento em Defesa da Orla do Guaíba.

A concentração para a comemoração será às 10h, entre o Colégio Militar e o Monumento ao Expedicionário. “Venha de camiseta do Movimento ou do Não, ou vista uma roupa preta ou verde”, conclama Cardia, ao destacar a importância da participação no Movimento. Caso chova, será adiada para outra data.


Em 2009, 80,7% dos eleitores que participaram da Consulta Popular votaram NÃO ao projeto imobiliário Pontal do Estaleiro, que previa construir espigões na Orla do Guaíba. “Pela primeira vez, era dado à população o direito de decidir o futuro de uma área da cidade: pela construção ou não de residências no Pontal do Melo”, destaca o urbanista Nestor Nadruz, conselheiro da Agapan, ao analisar como “importante a vitória da cidadania e da participação popular na cidade, dando um belo exemplo que estimula ações semelhantes inclusive fora de nosso país”.

Inúmeras entidades, especialmente ambientalistas e associações de moradores, uniram-se e resistiram a uma mudança da legislação municipal que beneficiaria apenas a especulação imobiliária. Pressionado pela opinião pública, o Executivo Municipal foi obrigado a alterar a lei prevendo um referendo, depois alterado na Câmara para Consulta Pública, sem obrigatoriedade de voto e sem espaço de propaganda que esclareceria a população sobre o que estariam decidindo.

“Com a colaboração de muitos, as entidades da cidadania fizeram panfletos, cópia xerox, cartazes, banners, mandavam e-mails, pediam divulgação na internet e conseguiram aquilo que o poder econômico não queria: 80,7% dos cidadão que sairam de casa para votar disseram Não aos Espigões na Orla!”, lembra Sandra Ribeiro, da Associação dos Moradores do Bairro Ipanema.

DATA ESTÁ NA HISTÓRIA DE PORTO ALEGRE

23 de agosto de 1808, a cidade de Porto Alegre é oficialmente criada, desmembrando-se de Viamão. Por um decreto do Príncipe Regente D. João, o povoado de Porto Alegre, fundado em 1772, foi elevado à vila. Um momento importantíssimo na história de nossa cidade, que cresceria muito nos tempos que viriam. Trecho do decreto: “Alvará de 23 de Agosto de 1808. Erige em Villa a povoação de Porto Alegre e crea nella o logar de Juiz de Fóra. Eu o Principe Regente faço saber aos que o presente Alvará com força de lei virem, que havendo-me sido presente o augmento de povoação e riqueza, em que estava o logar de Porto Alegre no Continente do Rio Grande de S. Pedro, por effeito da prosperidade da sua agricultura e commercio; e quanto convinha ao meu real serviço, e ao bem commum dos meus fieis V assallos habitantes delle, que a justiça não fosse administrada por Juizes leigos, que por falta de conhecimentos das minhas leis, e por mais sujeitos às paixões de affeição, ou odio, não cumprem as obrigações inherentes aos seus cargos com a necessaria exactidão e imparcialidade”.

Informações

Movimento em Defesa da Orla do Guaíba

Imprensa

Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues

Agapan

31 de Agosto: Palestra Poderemos vencer a crise do clima e evitar a catástrofe socioambiental?

Poderemos vencer a crise do clima e evitar a catástrofe socioambiental?


Palestrantes:

Celso Waldemar - Eng. agrônomo, mestre em Ecologia, AGAPAN

Prof. Paulo Brack - biólogo, mestre em Botânica, INGÁ

Local: Ingá - Casa do Arvoredo
Rua Fernando Machado, 464
Centro - Porto Alegre- RS


Imagem: Maciej Frolow - Fragile World


22 de agosto: Aniversário do "Não" na Consulta Popular


clique na imagem para ampliar.


No próximo domingo, dia 22 de agosto, vamos nos reunir no Bric da Redenção para comemorar o PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DA VITÓRIA DO NÃO.
Caso chova, será adiado para outra data.
É importante não deixar passar em branco essa data tão importante para a cidadania de nossa cidade e do estado! Vencemos a Consulta Popular em que pretendia permitir a construção de um condomínio privado com edifícios de 14 andares em plena Orla do Guaíba.
Comunidade unida vence unida!


Foi uma vitória importante e não podemos deixar que esqueçam isso.
Caso possa, vá de camiseta do Movimento ou do "Não", leve um adesivo do NÃO, ponha uma roupa preta ou verde, mas fundamentalmente APAREÇA.


Convidem mais pessoas!
Mandem e-mails!
Mandem convites por torpedo!
Convide seus amigos, seus parentes, seus vizinhos.

Das 10h até 14h nas imediações do Colégio Militar ao monumento ao Expedicionário.


Movimento em Defesa da Orla do Guaíba
AGAPAN

07 agosto 2010

1o Simpósio Internacional "O Cultivo do Arroz e a Conservação da Natureza no Cone Sul" - 26 e 27/ Agosto -Uruguaiana-RS


Clique na imagem para ler.


Local: Parque da Associação Rural de Uruguaiana
Quando: 26 e 27 de Agosto/ 2010

Realização: Alianza del Pastizal (Para conservar la Biodiversidad)
Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana
Sindicato Rural de Uruguaiana/RS

Informações:
Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana/RS
Fone/Fax: (55) 3412-2805

Pré-Inscrições: email: arrozuru@bnet.com.br

Inscrições no local do evento:
Produtores: R$ 40,00 (US$ 20,00)
Estudantes: R$ 30,00 (US$ 15,00)

Apoios:
IRGA, Fundação Zoobotânica/RS, INRA, ACA, INTA, El Faro, Seo / Bird Life, Alianza del Pastizal, Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana, Sindicato Rural de Uruguaiana,

01 agosto 2010

Conama: Manifesta defesa à Lei da Política Nacional do Meio Ambiente e ao Código Florestal

Manifesta defesa à Lei da Política Nacional do Meio

Ambiente e ao Código Florestal Federal e repúdio

ao risco de retrocesso à legislação ambiental.



O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA, no uso de suas

atribuições e competências que lhe são conferidas pela Lei no 6.938, de 31 de agosto de 1981, regulamentada pelo Decreto no 99.274, de 6 de junho de 1990, e tendo em vista o disposto em seu

Regimento Interno, Anexo à Portaria no 168, de 13 de junho de 2005, e


Os conselheiros do Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA repudiam, mais uma

vez, as investidas de parlamentares contra as importantes conquistas da sociedade brasileira consolidadas na legislação ambiental, sob a égide do art. 225 da Constituição de 1988 e da Lei no 6.938, de 31 de agosto de 1981.


Essas tentativas nefastas estão reunidas em Projetos de Lei apensados no PL 5367.

Além das mudanças propostas ao Código Florestal Federal, há propostas de redução de

competências do CONAMA, inclusive retirando seu poder deliberativo.

Clamamos aos Presidentes do Senado Federal e da Câmara do Deputados, bem como ao

Presidente da Republica, à Ministra Chefe da Casa Civil e em especial ao Deputado Aldo Rebelo, para

que assegurem os marcos legais que colocam o Brasil entres os protagonistas do desenvolvimento

sustentável.



IZABELLA TEIXEIRA

Presidente do Conselho

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE



MOÇÃO No

108, DE 03 DE MAIO DE 2010

Agapan/ LC