31 março 2010

EDITORIAL

No dia 22 de abril de 2010, às 19h, na Escola Técnica Santo Inácio, situada na Av. Padre Leopoldo Brentano, nº 700, no bairro Humaitá, realizar-se-á uma Audiência Pública relativa ao Estudo de Impacto Ambiental / Relatório de Impacto Ambiental sobre Meio Ambiente (EIA / RIMA ) da Arena do Grêmio F.P.A. e Empreendimentos Associados.

Embora este evento esteja previsto no bairro citado, é necessário solicitar que a Câmara Municipal de Porto Alegre, realize este mesmo evento no seu recinto e dê os esclarecimentos em outra data, para que a cidade tenha conhecimento real do que se propõe e não só para aquele bairro, porque a natureza do empreendimento assim o exige.

Por que isso? A sociedade porto-alegrense não tomou conhecimento da alteração da Lei para viabilizar tal empreendimento, assim como o projeto do Sport Club Internacional que dizem atender aos jogos da Copa do Mundo de 2014. Os nossos edis municipais votaram a alteração da Lei do Plano Diretor atual em uma velocidade incompatível com a complexidade de tais projetos, que já estão sendo viabilizados pela atuação dos interesses corporativos e que foi ela assim aprovada bem no final de dezembro de 2008. Que vergonha de precipitação.

É uma inequívoca demonstração da parcialidade dos Poderes Públicos, porque a Audiência Pública obrigatória, sequer foi convocada. Digam, por favor, se estamos equivocados. Ouve unanimidade de votação configurada mais pelo interesse futebolístico e empresarial do que a análise de suas repercussões para o meio urbano e ambiental de nossa cidade.

Em verdade, não sabemos o que vai acontecer. Porque o EIA / RIMA é um instrumento mais técnico e de uso político e menos de virtudes que uma experiência convincente e de uma prática comprovada podem atestar. Isto salvo melhor juízo.

Vimos aqui então, alertar aos representantes do erário público, que está na hora de se fazer um convite real de participação da sociedade conforme reza o Art. 2º da Lei Federal 10.257, conhecida como Estatuto da Cidade, lei esta constantemente desprezada pelos nossos Poderes, no entendimento de seu texto. Em empreendimentos deste porte não se deve incitar paixões clubísticas, assim como renunciar as discutíveis exigências da multinacional Fifa, mas sim, fazer valer o direito à cidadania dos brasileiros.

Um lembrete: a alteração da Lei do Plano Diretor (Lei Complementar 434/99) e a ausência da aplicação dos termos das Áreas de Preservação Permanente, as APPs, instruídas na Lei Federal nº 5771, de 15 de setembro de 1965, demonstram procedimentos inadequados para uma discussão plena desta questão.

Para concluir, o encarte do Jornal do Comércio – Jornal da Lei – de 23 de março de 2010, traz o artigo “Controle dos Poderes”, elaborado por J. Vasconcelos, que sendo um especialista em Direito Constitucional, explica com o Artigo 5º, LXXIII, da Constituição Federal, que “qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico cultural”.

Reflitam sobre estas palavras.


Nestor Nadruz
Arquiteto Urbanista Conselheiro da AGAPAN

19 março 2010

22 de março segunda-feira: Audiência Pública sobre EIA Rima da "Arena do Grêmio"



A SMAM convida para a Audiência Pública sobre os Estudos e Relatórios do EIA RIMA( Estudo de Impacto Ambiental)da Arena do Grêmio será realizada no dia 22 de abril de 2010.
Lembrando:
A Area da Arena do Gremio necessitava deste Estudo de EIA RIMA, pois é uma Àrea de Preservaçao Permanente como todas as áreas adjacentes ao Guaíba. Esta área obteve alteração do seu índice de construção nos últimos dias de dezembro de 2008, mas na ocasião não tinha sido apresentado o estudo.

Audiência pública é para o público comparecer!
Momento de avaliar, analisar.

Convocamos a todos que participem! :)

Quando: 22 de março
Hora: 19 horas
Local: Escola Técnica Santo Inácio
Endereço: Av. Padre Leopoldo Brentano, nº 700 - Bairro Humaitá- Farrapos (final da Av.A.J.Renner)

O RIMA se encontra à disposição para consulta na Biblioteca da SMAM, Av. Carlos Gomes, 2120.

Lembrando dezembro de 2008: Dia 29 de dezembro: “esquadrão de ouro” na Câmara Municipal

Com a chantagem da Copa do Mundo… … entra em campo o “esquadrão de ouro”, em Porto Alegre!
Blog RP1

Núcleo de Ecojornalistas do RS receberá Medalha Cidade de Porto Alegre

Completando 20 anos em junho de 2010, o Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ/RS) ganha medalha destinada a entidades e personalidades que "deram relevante contribuição à vida cultural, social, esportiva e econômica da cidade".

Por Carlos Scomazzon, especial para EcoAgência de Notícias Ambientais

O Núcleo de Ecojornalistas do RS (NEJ-RS) foi indicado para receber a Medalha Cidade de Porto Alegre, distinção concedida pelo Município a entidades e personalidades que "deram relevante contribuição à vida cultural, social, esportiva e econômica da cidade".

O NEJ-RS foi comunicado sobre a indicação para receber a honraria, nesta terça-feira (16/3), pelo cerimonial da Prefeitura de Porto Alegre. A condecoração integra as comemorações do aniversário de Porto Alegre, que neste ano completa 238 anos de fundação. No ofício enviado ao NEJ-RS, o prefeito José Fogaça explica que a distinção, instituída em 1977, "é uma forma da Prefeitura Municipal homenagear pessoas e entidades que, através de seu trabalho, ajudaram a construir a história de Porto Alegre.

A cerimônia de outorga da distinção será realizada no dia 26 de março, data do aniversário da cidade, às 20h30min, no Cais do Porto (entre os armazéns 3 e 4, acesso pelo portão 2 do Cais Mauá).

A coordenadora do NEJ-RS, jornalista Ilza Girardi, considerou "Uma honra" a indicação do Núcleo e afirmou que a distinção significa um reconhecimento do trabalho que o NEJ-RS desenvolve em prol da Cidade, visando qualificar a informação sobre as questões ambientais. "Essa condecoração nos orgulha muito, até pelo nosso perfil de defender princípios", declarou o jornalista Juarez Tosi, um dos fundadores do NEJ-RS juntamente com Ilza Girardi. Atualmente à frente da Diretoria de Comunicação do Núcleo, Tosi foi o primeiro coordenador do NEJ nos anos 90. "Parabéns a todos do Núcleo que estão construindo esse brilhante caminho", disse o ecojornalista.

Pioneirismo

O NEJ foi o primeiro núcleo de jornalismo ambiental do Brasil. O Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul – NEJ/RS, com sede em Porto Alegre, foi fundado em 22 de junho de 1990 e é o pioneiro no país. Hoje o NEJRS é uma ONG que se constitui em referência nacional sobre jornalismo ambiental, com participação ativa nos principais eventos relacionados ao tema. Em 1993, os integrantes do Núcleo já estavam em contato com jornalistas especializados em meio ambiente de 55 países, a partir do I Congresso da Federação Internacional de Jornalistas de Meio Ambiente, que aconteceu de 3 a 4 de novembro de 1994, no Palácio da Unesco, em Paris.

A partir da experiência do NEJ/RS outros núcleos brasileiros surgiram e foi por iniciativa do núcleo gaúcho que se criou a Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (1998). Mais tarde, em 2000, o NEJ/RS esteve à frente também do surgimento da Rede de Comunicação Ambiental da América Latina e do Caribe (RedCalc). Por sua atuação, o NEJ/RS é hoje uma organização com credibilidade não somente no meio do jornalismo ambiental, mas também entre as ONGs, entidades, ambientalistas, pesquisadores, instituições públicas e privadas de meio ambiente de todo o país.

Atualmente, a diretoria da entidade é integrada pelos seguintes ecojornalistas: Ilza Girardi (Coordenadora), Eliege Fante (Secretária); Rita de Cássia Escobar (Tesoureira), Juarez Tosi (Comunicação), Ulisses Almeida Nenê (Relações Institucionais), além de Carlos Scomazzon e Paula Cassandra (integrantes do Conselho Fiscal).

Atuação

O NEJRS tem como sua principal expressão e instrumento de atuação a Ecoagência, uma agência de notícias ambientais sem fins lucrativos, criada em 2003 pelos ecojornalistas gaúchos para cobertura das pautas ambientais do Fórum Social Mundial. A EcoAgência produz e distribui material jornalístico sobre meio ambiente, para livre e ampla reprodução, contribuindo para a democratização da informação e o fortalecimento da causa ambiental.

O NEJ/RS também mantém o programa de Rádio Sintonia da Terra, na Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, e que vai ao ar às quintas-feiras, às 10h05min. Produzido e editado pelas jornalistas Raíssa Genro e Danielle Sibonis, o programa é disponibilizado para download no portal da EcoAgência, sendo reproduzido gratuitamente pelas rádios comunitárias do Estado, principalmente. Além disso, o NEJ/RS promove as Terças Ecológicas, um evento mensal, que reúne especialistas em determinado tema ambiental para debates abertos ao público.

O NEJ/RS realiza ainda cursos de formação e qualificação de jornalistas para pautas de meio ambiente. Entre os vários eventos já realizados destacam-se os Cursos de Ecologia para Jornalistas (preparatório à Rio-92), em 1992; o Papel da Imprensa nos Desastres Ambientais, em 1993 e de Meteorologia para Jornalistas, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Centro de Previsão do Tempo e Climatologia (INPE/CPTEC) de São Paulo, em 2008. Foi também por iniciativa do NEJ/RS, através da atual coordenadora do núcleo, professora de jornalismo Ilza Girardi, que a Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Fabico/UFRGS) tornou-se, em 2003, a primeira faculdade brasileira a criar uma cadeira de Jornalismo Ambiental em seu currículo.

Em 2005, o NEJ/RS foi um dos realizadores do 1º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, acontecido em Santos, em São Paulo, com a coordenação do Núcleo Paulista de Jornalismo Ambiental. Em 2007, o NEJ/RS foi o realizador do II Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, em Porto Alegre, com cerca de 500 jornalistas participantes do Brasil e do exterior (membros da Rede de Comunicação Ambiental da América Latina e Caribe).

Reconhecimento

A Medalha Cidade de Porto Alegre, agora conferida pela prefeitura da cidade ao Núcleo de Ecojornalistas do RS, vem se somar a outras distinções recebidas pelo NEJ-RS ao longo de sua trajetória. Os ecojornalistas receberam importantes prêmios por sua atuação, entre eles o da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e a Medalha Conservacionista da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. O Diploma de Iniciativa Louvável foi conferido à EcoAgência no Prêmio Fepam de Jornalismo de 2005, por uma banca formada pela ARI - Associação Riograndense de Imprensa -, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS e pela FEPAM - Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente Henrique Luiz Roessler.

A trajetória do Núcleo tem sido de parcerias com entidades que representam os profissionais da área, como o Sindicado dos Jornalistas do Rio Grande do Sul. Atualmente, o NEJ/RS possui sua sede no prédio da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), na Av. Borges de Medeiros, centro de Porto Alegre.



EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais
Núcleo de Ecojornalistas do RS
www.ecoagencia.com.br
Porto Alegre, RS Brasil

11 março 2010

Inspiração simbiótica: artes visuais e ecologia



A palestra sobre "A Ecologia e as Artes Visuais " da Zoravia Bettiol na Fundação Gaia foi imperdivel e lotou o auditório na noite de nove de março.

A artista fez uma pesquisa entre artistas do mundo e do Brasil com a temática ecológica, e encontrou peças de muita criatividade e beleza. A palestra abriu o ciclo de palestras da Fundação Gaia.

Zoravia constatou em sua pesquisa que um número relativamente pequeno de artistas brasileiros tem no ambientalismo fonte de inspiração para sua obra.

"A denúncia e reflexão tem de estar cada vez mais presentes no trabalho artístico quando se pensa no ambiente natural, pois os problemas são cada vez mais urgentes e graves no nosso planeta. Penso que o artista tem muita responsabilidade social como profissional e como cidadão e deve se manifestar mais em relação aos problemas relacionados ao ambiente natural" afirmou Zoravia.

"Foi uma aula de cultura" disse Sandra Ribeiro do Fórum das Entidades.

A pesquisa demonstrou várias fontes de criação com base na ecologia. Os artistas plásticos selecionados demonstraram uma rara simbiose das artes na ecologia, bem como da ecologia nas artes.


Para entrar em contato com a artista: www.zoraviabettiol.com.br
comunicação agapan

06 março 2010

Câmara e Varas para Causas Ambientais pela primeira vez no Brasil

Porto Alegre - Um antigo desejo das ongs ambientalistas vai tomar corpo a partir do dia 9 de março de 2010, quando o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul fará ato deliberativo de criação da Câmara e Varas Judiciais Especializadas em matérias ambientais.

Fato pioneiro no Brasil, o Rio Grande do Sul será o primeiro estado a ter Varas com julgadores especializados em crimes ambientais.

O trabalho de criação das Varas foi resultado da participação dos companheiros e entidades ambientalistas “ numa admirável integração com as autoridades que demonstraram grande sensibilidade e empenho para que se concretizasse um dos fatos mais importantes da história atinente ao meio ambiente, no Rio Grande do Sul”,segundo um dos incentivadores,o advogado Arno Carrard.

Comemoramos esta iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado com a esperança de que os infratores de crimes ambientais sejam punidos e responsabilizados por seus atos. E esperançosos de que a sociedade e o cidadão do século XXI, tomados por uma maior consciência ecológica, participem e denunciem quanto encontrarem algum tipo de crime ambiental acontecendo ou ocorrido.

comunicação agapan